Os 182 mil testes realizados à velocidade da internet em Portugal a partir da ferramenta NET.mede revelaram velocidades médias de download nos acessos fixos superiores a 100 Mbps. Na rede móvel 5G a velocidade média de download aproximou-se dos 200 Mbps.

Os dados divulgados pela Anacom mostram que em metade dos testes realizados a partir de redes fixas, a velocidade média de download das ligações foi igual ou superior a 107 Mbps e a velocidade de upload igual ou superior a 71 Mbps, para uma latência igual ou inferior a 13 milissegundos.

Nas redes móveis, os testes revelaram velocidades médias de download iguais ou superiores a 21 Mbps, para uma velocidade média de upload de 8 Mbps e uma latência de 35 ou menos milissegundos.

“Os resultados medianos seriam melhores nos acessos móveis caso se considerasse somente os testes dos acessos com ligação direta à rede móvel realizados na App”, explica a Anacom. Nesse universo, os valores médios apurados foram de 62 Mbps no download, 19 Mbps em upload e uma latência de 32 ms.

Como já se referiu, considerando apenas as medições realizadas a partir de acessos 5G os números também seriam outros, com uma uma velocidade média de download de 198 Mbps, 36 Mbps em upload e 24 ms de latência.

Estes dados traduzem uma melhoria significativa dos indicadores apurados no mesmo trimestre do ano passado. Nos acessos fixos essa melhoria é de 29% na velocidade de download e 55% no upload, só a latência piorou (4%). Refira-se aliás que esta é a primeira vez que os registos do NET.mede apontam para uma velocidade média das ligações sobre rede fixa acima dos 100 Mbps, como destaca a Anacom.

A mesma tendência de melhoria verificou-se nas velocidades médias da rede móvel: 78% mais rápida no download e 55% no upload, com uma diminuição da latência de 15%, face às medições realizadas entre abril e junho de 2021.

A Anacom acredita que os resultados podem ter sido influenciados pela quantidade de testes realizados pelo regulador às redes 5G. Nos acessos fixos, o incremento estará relacionado com a adesão dos utilizadores a ofertas com velocidades mais elevadas.

Estes valores médios de velocidade de download acima dos 100 Mbps, na rede fixa, foram registados em 102 concelhos (34% do total). Já 191 concelhos estão servidos por ligações de banda larga fixa com velocidades de upload superiores a 50 Mbps. Em 26 concelhos (9%), do interior e dos Açores, os testes revelaram débitos a 25 Mbps ou menos.

5G: Anacom diz que cobertura chega a 64% dos concelhos em Portugal. Estarreja é onde há rede mais rápida
5G: Anacom diz que cobertura chega a 64% dos concelhos em Portugal. Estarreja é onde há rede mais rápida
Ver artigo

Entre abril e junho deste ano foram realizados 182 mil testes através do NET.mede, a uma média diária de 2005 testes. O número de testes realizados à velocidade da internet no trimestre em análise é menor que o verificado há um ano, no mesmo período, (14%) e é também inferior ao número de testes realizados nos três meses antes (menos 36%), aproximando os números daqueles que se verificavam antes da pandemia.

A maior parte das medições foram realizadas a partir de acessos fixos residenciais, 64% do total. Já a partir de acessos móveis realizaram-se 27% das medições. A partir de casa, é entre as 16 e as 22 horas que os portugueses mais recorrem ao net.mede. Quem mede a velocidade da internet a partir de um acesso móvel fá-lo principalmente entre as 10 e as 11 horas, ou entre as 14 e as 18 horas.

As zonas onde a ferramenta de testes é mais usada são Lisboa e norte do país. Lisboa é também a zona do país onde os testes à velocidade da internet apresentam resultados mais elevados, na rede fixa, ao contrário do que acontece nos Açores, onde a velocidade média das ligações testadas é das mais baixas do país.

Nos acessos móveis, as posições invertem-se. Lisboa foi a zona do país com o valor mais baixo apurado no download (16 Mbps) e as regiões autónomas as zonas com o valor mais alto (acima dos 50 Mbps). Entre os dois extremos da tabela estão 220 concelhos, onde a velocidade média de download da internet sobre rede móvel foi superior a 20 Mbps. No upload a partir da rede móvel os piores resultados foram obtidos na região Centro (8 Mbps) e os melhores nas regiões autónomas (acima dos 17 Mbps).