Portugal vai assinar um memorando de entendimento com Espanha na área do espaço que prevê o lançamento de uma constelação de satélites para a observação da terra, com o objetivo reunir dados que possam ajudar a dar resposta ao problema das alterações climáticas.
O anúncio foi feito pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante o painel Space for Sustainability, no Web Summit. Elvira Fortunato apontou o Espaço como uma das prioridades do atual Governo português, mencionando a política pública de investimento em curso desde 2020 e apontando a existência de mais de 70 institutos e laboratórios a trabalharem no sector, e que participam, a par de várias empresas, em quase todas as missões espaciais europeias.
A Ministra aproveitou igualmente para lembrar a grande oportunidade oferecida pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apostar também no sector espacial e desenvolver a investigação nesta área tão importante como ferramenta para endereçar a questão da sustentabilidade. “É nesse sentido que será assinado um memorando de entendimento durante a Cimeira Luso-Espanhola”, anunciou Elvira Fortunato.
A parceria para o lançamento de uma constelação de satélites visa reunir mais informação que possa ajudar a dar resposta ao problema das alterações climáticas e sobre dados entende, com certeza, Pierre-Philippe Mathieu. O responsável pelo Phi-lab Explore Office da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) defendeu que o espaço fornece uma excelente visão do que acontece no planeta. “O que queremos agora é transformar os dados em informação que possa ser facilmente usada para tomar as melhores decisões, ajudando na previsão dos passos seguintes”.
O espaço é uma oportunidade de conhecimento, mas também de fazer novos negócios foi a “deixa” usada por Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, que moderou o painel, para passar a palavra a Teresa Fiúza, da direção da Portugal Ventures. A responsável admitiu que pode não ser fácil para as venture capital estarem atentas às ideias e escolher projetos onde investir, mas o espaço é de facto uma grande oportunidade. Aos empreendedores deixou o conselho de serem persistentes. “A primeira ideia pode ter falhas, a segunda ideia pode ter outras falhas, a terceira ideia pode ter novas falhas, mas não desistam de voltar”.
O SAPO TEK está a acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Veja todas as notícias aqui, seguindo também a transmissão em direto no palco principal.
Espreite ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários