Baseado no Índice de Preços do Consumidor (IPC), a ANACOM partilhou o relatório mensal sobre o custo das telecomunicações para os portugueses, referente a julho. O regulador destaca que não houve alterações na subida dos valores em relação a junho, mas quando comparado com os valores praticados no mesmo período homólogo de 2022 regista-se um aumento de 3,9%.

“Esta variação dos preços das telecomunicações foi 0,9% superior ao verificado pelo IPC (3,1%). A taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos doze meses foi de 2,6%, ou seja, 4,7% abaixo da registada pelo IPC (7,3%)”, acrescenta a ANACOM no relatório de dados. Baseado nos números da Eurostat, as taxas de variação média dos últimos 12 meses em Portugal foram 4,2% em serviços de pacote e 1,4% em serviços telefónicos móveis.

Veja na galeria mais informações

Portugal está 1,9% acima da média da União Europeia no que diz respeito à taxa de variação média dos preços das telecomunicações, sendo atualmente o 10º mais elevado. O maior aumento foi registado na Polónia com 7,2% e a maior diminuição foi nos Países Baixos com menos 3,2%. No geral, a média da União europeia subiu 0,7%.

Segundo o relatório da ANACOM, a NOWO continua a ser a operadora com os preços mais competitivos, salientando que no leque geral de 13 serviços e ofertas disponíveis no mercado, a operadora tem as mensalidades mais baixas em oito casos. A MEO tem os preços mais baixos em quatro produtos e a Vodafone em dois. A NOS apenas tem uma oferta mais barata.

O regulador diz que em termos homólogos, houve um aumento de preços em 33 serviços e ofertas e apenas uma diminuição em seis. Como exemplos, destaca o aumento de 5,3% do preço por minuto das chamadas para a rede fixa do tarifário Voz Fixa da Vodafone em 38 cêntimos. A internet no telemóvel aumentou 4,3% devido ao fim da oferta da primeira mensalidade do tarifário da NOWO, assim como o fim do pós-pago Uzo da MEO com mensalidade de 7,50 euros de oferta da primeira mensalidade da MEO, desde março.

Por outro lado, as mensalidades mínimas das ofertas 3P e 4P e de duas ofertas 2P baixaram devido a um aumento do desconto nos primeiros seis meses, numa oferta da NOWO desde janeiro. Mas a mensalidade mínima da oferta 5P registou um aumento de 12,3% com o aumento da oferta Fibra 4 Light da Vodafone em fevereiro, embora tenha sido descontinuada em junho.

Em termos homólogos face a 2022, a MEO aumentou o preço das mensalidades em oito ofertas, a NOS fê-lo para 10 produtos. Já a Vodafone aumentou a mensalidade de todas as 13 ofertas consideradas. A NOWO baixou o valor de seis e aumentou outros dois.