Por enquanto ainda não é possível assegurar que exista alguma forma de vida, mas a descoberta deixa a comunidade científica expectante quanto à possibilidade de o planeta vermelho vir a ser “habitável”, e principalmente mais "amigável" para as futuras missões "tripuladas". 

"Depois de muitos anos de observação, não havia qualquer indicio de água… até agora”, anunciaram os cientistas da NASA em conferência de imprensa, confirmando que há água salgada a correr pelos desfiladeiros e crateras em Marte.

A água surge sazonalmente na superfície do planeta, o que explica as estrias escuras descobertas em 2011, que surgem e desaparecem todos os anos, em determinadas alturas, referiram.

A equipa da NASA explicou os pormenores da descoberta científica em direto.

“Quando olhamos para a Terra, sabemos que à água é um ingrediente crucial para a existência de vida”, responderam os investigadores quanto à possibilidade de existir vida em Marte, a primeira pergunta a ser feita pelos jornalistas presentes na conferência de imprensa.

“A descoberta de água em Marte é tremenda porque neste momento temos todas as condições reunidas para investigar essa possibilidade. Agora temos algo concreto, podemos ser mais metódicos e podemos colocar-nos essa pergunta verdadeiramente”.