A Anacom divulgou um relatório relativo às ofertas isoladas de serviços, conhecidas como Single Play (1P), ou seja, os serviços que pode ativar de chamadas, internet ou televisão, por exemplo. O regulador diz que estas ofertas são escassas, comparando com as ofertas em pacote, e que nem todos os operadores disponibilizam um leque completo de soluções 1P aos clientes. E as ofertas existentes, são em geral, mais caras quando comparadas com as mesmas inseridas num pacote. A reguladora refere também que a qualidade desses serviços tem evoluído menos.

O regulador diz que no seu relatório é fundamental compreender a redução da oferta de pacotes 1P, beneficiando o aumento da penetração dos pacotes de serviços, de forma a evitar que o conjunto de serviços não limitem de forma não razoável a concorrência ou prendam os consumidores a um único prestador.

Em termos práticos, a diferença entre a mensalidade mínima das ofertas 1 P e em pacote, durante 2020, era quase sempre superior a 10 euros, “valor que duplicava, para 20 euros, no caso das ofertas 4P e 5P”. Diz o regulador que a diferença tem vindo a reduzir-se nas ofertas 3P e a aumentar nas ofertas 4P e 5P.

Foram comparados 23 prestadores de serviços europeus, dos quais 11 com ofertas 1P, e a diferença entre a soma das mensalidades dos serviços isolados e a mensalidade mínima de um pacote 4P variava entre -33% e +43%. A Anacom diz que as ofertas 1P apenas são mais baratas do que os pacotes, quando os seus atributos são muito inferiores às suas contrapartes em bundle.

Na sua análise, o regulador diz que em 2020, a média de velocidades de download quando oferecida em serviços 1P do serviço de internet era inferior às do pacote, de 50 Mbps e 155 Mbps, respetivamente. E a velocidade de internet de pacote aumentou 112%, ao passo que a mesma em serviços isolados se ficou nos 11%, nos últimos cinco anos.

Nesses 23 operadores internacionais estudados, dos 13 que oferecem banda larga fixa de forma isolada, duas empresas portuguesas são listadas no 7º e 9º lugar do ranking das velocidades de download medianas mais elevadas. “As velocidades de download medianas das ofertas isoladas dos prestadores portugueses encontravam-se também entre aquelas que apresentavam maiores desvios negativos face à velocidade de download mediana das ofertas em pacote”.

Já os serviços de televisão, os pacotes isolados oferecem em média 72 canais, e 148 nas ofertas de pacote. E Portugal tem duas operadoras, entre as sete europeias a oferecer o serviço isolado, encontrando-se as suas ofertas no 3º e 5º lugar do ranking da mediana do número de canais, ainda que a Anacom não tenha identificado as respetivas empresas.

Do lado positivo, nas ofertas dos serviços fixos, os plafonds de tráfego dos dados móveis 1P eram superiores aos vendidos em pacote, numa média de 7 GB para 3 GB. Em termos de banda larga móvel isolado a média é de 14 GB de plafond e as de pacote de 7 GB. Este serviço, embora tenha iniciado uma quebra descendente, ainda representa 60 a 70% dos acessos móveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.