A Sony Ericsson acaba de apresentar seis novos equipamentos portáteis, alguns deles já a pensar nos serviços móveis de terceira geração, que incluem monitores a cores e câmara incorporada. Estas novidades fazem parte da estratégia da parceria entre a Sony e a Ericsson, estabelecida em Agosto do ano passado, para competir com o fabricante concorrente Nokia, que espera também lançar no segundo trimestre deste ano telemóveis com câmara e ecrã a cores.



Revitalizar o mercado dos telemóveis é o objectivo destes lançamentos que salientam os ecrãs a cor e a possibilidade de enviar mensagens de imagens entre equipamentos como factores determinantes na altura de escolher um telefone móvel.



Dos seis equipamentos agora apresentados metade possuem monitores a cor e outros três, especialmente desenvolvidos para o mercado norte-americano, têm monitores monocromáticos. A Sony Ericsson irá também vender serviços Sony – como música, clips e jogos baseados em filmes produzidos pela Sony – através de operadores de telecomunicações sem fios. Espera-se que os acordos com os operadores sejam anunciados na próxima semana na CeBIT que decorre em Hanover, na Alemanha, de 13 a 20 de Março.



Embora a finalidade seja ultrapassar a quota de mercado detida pela Nokia, que lidera a lista mundial de fabricantes de telemóveis, a Sony Ericsson – com os seus menos de 10 por cento – não deverá conseguir esse objectivo com os equipamentos que agora apresenta já que estes se destinam apenas a compradores que possam dispender centenas de euros num telemóvel, afirmam os especialistas.



O novo Sony Ericsson T68i é uma versão actualizada do T68 e pode enviar mensagens com imagem e som – MMS. A empresa afirma que será disponibilizado durante as próximas duas semanas e nas redes sem fios europeias, asiáticas e norte-americanas que utilizem a tecnologia GSM actual e a nova tecnologia always-on GPRS.



Com lançamento previsto para o terceiro trimestre deste ano, o P800 – concorrente do 7650 da Nokia que deverá ser lançado em Junho próximo – tem uma câmara incorporada, monitor a cores e funciona também como agenda pessoal, para além de mostrar vídeo clips. Com a mesma data de lançamento prevista está também o Z700 com monitor a cores e capacidade para jogos da Sony.



Para o mercado norte americano estão previstos três modelos, um dos quais dispõe da tecnologia da Global Positioning System para localização e situações de emergência – uma característica que ganhou nova dimensão após os eventos de 11 de Setembro. Outro aparelho funcionará nas redes TDMA e GSM, para proporcionar uma transição mais suave de clientes de operadores americanos que estão a mudar para o standard GSM.



Notícias Relacionadas:

2002-01-09 - Aquisição de telemóveis diminui globalmente a partir de 2003

2001-11-19 - Nokia escolhe conferência em Barcelona para lançar o seu primeiro telemóvel "a cores"

2001-08-28 - Ericsson e Sony selam acordo para fusão de unidades de telemóveis