Os habitantes da vila de Aberhosan, no condado de Powys, País de Gales, depararam-se com uma situação caricata. Todos os dias o sinal de Internet desaparecia completamente por volta das 7 horas da manhã, uma situação que se prolongou durante 18 meses até se encontrar o culpado: uma televisão antiga que emitia um sinal que causava interferências na banda larga de toda a vila.

Os técnicos da Openreach, a divisão da britânica da operadora BT responsável pelos serviços de Internet, ficaram perplexo. Depois de uma tentativa de substituição de cabos que não teve sucesso, os técnicos decidiram recorrer a um analisador de espectro para encontrar a fonte do problema.

Montra TEK: TVs 8K que trazem um novo “brilho” aos seus conteúdos
Montra TEK: TVs 8K que trazem um novo “brilho” aos seus conteúdos
Ver artigo

Os sensores detetaram um grande nível de interferência eletrónica vindo da casa onde estava a TV antiga. “Ao que tudo indica, todos os dias pelas 7 horas da manhã, o dono da casa ligava o equipamento, causando uma perda de sinal em toda a vila”, explicou Michael Jones, engenheiro da Openreach à BBC.

How to TEK: Tem a internet lenta? Faça um teste da velocidade
How to TEK: Tem a internet lenta? Faça um teste da velocidade
Ver artigo

A televisão estava a emitir vastas quantidades de “ruído”, chamado Single High-level Impulse Noise, que provoca interferências em outros dispositivos eletrónicos. O dono da TV concordou em desligá-la permanentemente e, desde que o fez, a vila de Aberhosan não voltou a ter o mesmo problema.

De acordo com Suzanne Rutherford, chefe do departamento de engenheiros da Openreach no País de Gales, qualquer equipamento que tenha componentes elétricos pode ter um potencial impacto nas ligações de banda larga. A responsável afirma que é por este motivo que os consumidores devem sempre verificar se os seus dispositivos cumprem os mais recentes padrões de certificação do país onde vivem.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.