A Vodafone diz que é a primeira antena 5G em Portugal e foi colocada hoje em serviço no edifício sede da empresa, no Parque das Nações, em Lisboa, onde está localizado o centro de inovação Vodafone 5G Hub que a empresa inaugurou no ano passado. Tinha sido também aqui que a operadora realizou vários testes em ambiente real de rede 5G.

Apesar de não haver ainda data para a atribuição das licenças de operação de rede 5G em Potugal, a Vodafone Portugal avança agora com a Ericsson para a colocação desta antena que permite a empresas, universidades e startups começarem a testar o potencial da rede de nova geração e as suas aplicações. Até ao final do ano, a Vodafone Portugal instalará mais antenas 5G entre Lisboa e Porto, como tinha anunciado anterioremente.

Segundo a Vodafone, a Anacom disponibilizou temporariamente espectro na faixa dos 3,6GHz que permite a realização destes testes em ambiente real, enquanto não existe a alocação das frequências que será feita por concurso, num modelo que ainda não está definido.

28º Congresso APDC: MEO, NOS e Vodafone contestam ideia do leilão electrónico para o 5G
28º Congresso APDC: MEO, NOS e Vodafone contestam ideia do leilão electrónico para o 5G
Ver artigo

A primeira ligação 5G foi feita há cerca de três meses utilizando um protótipo de um smartphone 5G e João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal, afirma que com a instalação desta primeira antena 5G, a Vodafone Portugal materializa mais um dos seus compromissos, potenciando a inovação e facilitando o acesso a tecnologia de ponta para criação de projetos, investigação, serviços e modelos de negócio assentes na nova tecnologia de rede que promete maior velocidade e menor latência.

A antena 5G agora instalada ainda tira partido da rede 4G da Vodafone, mas as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’ permitem que a rede seja distribuída de forma muito mais seletiva e direcionada, maximizando a capacidade de propagação, diminuindo interferências e permitindo tirar o máximo partido do espectro disponível.

MWC19: Estes são os smartphones 5G revelados em Barcelona
MWC19: Estes são os smartphones 5G revelados em Barcelona
Ver artigo

Mesmo que a atribuição de licenças ainda esteja atrasada em vários países, as redes 5G estão a avançar e há compromissos para lançamento de serviços ainda durante este ano na Europa e nos Estados Unidos. No MWC19 em Barcelona foi bem clara a votade dos fabricantes de smartphones de lançarem equipamentos que estejam prontos já na primeira fase e arranque da quinta geração móvel, ao contrário do que aconteceu com o 4G.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.