Portugal continua a sair bem na fotografia europeia, no que toca à velocidade das ligações de internet. Os dados mais recentes também mostram o peso dos serviços mais “esticados” em termos de velocidade.
O número de adesões a serviços de TV paga - entre novos clientes e clientes que trocam de serviço - continua a crescer, mas mais devagar e só uma tecnologia de suporte acompanha a tendência.
O critério de análise determina o vencedor da corrida no 5G: Maior número de utilizadores ou maior penetração da tecnologia? A Europa não lidera em nenhum dos dois.
A ANACOM avança que, no final do terceiro trimestre do ano, existiam 14.890 estações base de 5G em Portugal. O valor representa uma subida de 3,1% em comparação aos três meses anteriores e um crescimento de 40,6% face ao período homólogo no ano passado.
Os números revelados pela ANACOM mostram que o número de utilizadores de 5G cresceu mais de 60%. A taxa de penetração dos serviços móveis em Portugal já atingiu os 125,5 por 100 habitantes, mas há uma quebra de 0,4% no último ano.
Segundo a ANACOM, as reclamações sobre o sector das comunicações voltaram a subir. No terceiro trimestre, a entidade reguladora registou cerca de 26,8 mil queixas contra prestadores de serviços de comunicações, numa subida de 8% face ao período homólogo em 2024.
Além do Metro de Lisboa, a MEO está também a avançar com os seus planos de modernização da rede móvel no Metropolitano do Porto, prevendo a conclusão dos trabalhos no final do ano.
O valor da inflação será o indicador de referência para o aumento de preços que os três principais operadores já confirmaram. Veja que tarifários se mantêm sem aumentos.
Segundo a opinião de James Stavridis, colunista da Bloomberg e ex Comandante Supremo Aliado da NATO, a estrutura física dos cabos submarinos enfrenta riscos crescentes, não só naturais como possíveis atos de sabotagem.
Os números divulgados pela Anacom mostram que em outubro os preços das telecomunicações baixaram 2,1%, O pacote mais barato custa 4 euros, na Digi e na Nowo, menos 1 euro do que no ano passado.
O protocolo assinado esta semana formaliza uma cooperação de vários anos entre o .PT e o NIC.br, as organizações responsáveis pelos ccTLDs de Portugal e do Brasil. Em entrevista, Frederico Neves explica que uma das vantagens é reduzir o tempo de acesso a servidores brasileiros a partir de Portugal.
O diagnóstico foi feito hoje no Ericsson Live 2025, com Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal, a apontar a necessidade de acelerar no 5G e na soberania digital em serviços críticos.
A estreia do “direct-to-cell” da Starlink na Europa segue uma parceria entre a empresa de Elon Musk e o grupo Veon, proprietário da Kyivstar, em dezembro do ano passado. A operadora realça que a disponibilização do serviço chega numa altura crítica para a Ucrânia.
A justiça alemã recusou o pedido de revisão da decisão já confirmada por uma instância anterior. O leilão do 5G não respeitou a lei e pode ter de ser repetido, seis anos depois.
A Digi entrou em Portugal com a promessa de agitar o mercado e conseguiu. Nem sempre pelas melhores razões, mas com argumentos imbatíveis em termos de preços e mantendo bons níveis de confiança na marca, mesmo com a avalanche de reclamações.
Este ano os serviços de telecomunicações e televisão paga devem gerar receitas de 1,53 mil milhões de dólares, o valor traduz crescimento e é na EMEA que esse crescimento vai ser mais relevante.
Com mais uma edição do Web Summit aberta, a MEO mantém a parceria tecnológica para apoiar a rede de comunicações, mas também assegurar a segurança informática do evento, numa operação com mais de 170 pessoas, infraestruturas reforçadas e muitos kms de cabos de rede e fibra ótica.
A Huawei e a ZTE estarão na mira de novas medidas de segurança da Comissão Europeia, segundo avança um novo relatório que refere contactos da comissária Henna Virkkunen com os Estados membros para aplicarem a toolbox do 5G.
Na prática, é um pequeno aparelho que se "junta" ao telemóvel, mas a Ookla acredita que pode ajudar a desbloquear um verdadeiro problema para os ISPs na disputa da qualidade e velocidade das redes WiFi dos clientes.
Se quiser mudar de operador mantendo o número de telefone, saiba que a partir de agora há novas regras e maior proteção do consumidor contra atrasos e custos escondidos. Veja o que muda.
Mandar uma foto à família, publicar os melhores momentos do dia num cruzeiro podem não ser tarefas fáceis se a ligação de internet a bordo não ajudar. E em muitos casos não ajuda, conclui um estudo que mostra também que o custo é elevado e a velocidade baixa.
A DIGI iniciou atividade em Portugal a 4 de novembro de 2024, apresentando-se como a alternativa às três grandes operadoras a nível de ofertas para o mercado das telecomunicações fixas e móveis. O que mudou desde que a operadora de origem romena se estreou no nosso país?
A indústria europeia de telecomunicações está a passar uma mudança radical, com o sector a preparar-se para "a maior onda de fusões e aquisições em décadas" que vai redefinir o ecossistema.