O novo cabo submarino da Google chama-se Sol e vai ligar os Estados Unidos, Bermudas, Açores e Espanha, pretendendo completar o Nuvem para maior resiliência transatlântica.
O projeto-piloto Smart-Stadium 5G criado pelo MEO Empresas e o Club International de Foot-Ball procura promover o acesso universal ao desporto e já transmite partidas em direto para o YouTube.
Todas as operadoras sofreram falhas graves durante o apagão, mas uma nova análise mostra que a Digi foi a que registou um colapso mais abrupto e prolongado. 90% dos clientes ficaram sem acesso à rede móvel durante um período superior a 24 horas.
O Wi-Fi a bordo dos aviões está a evoluir. Uma nova análise revela que, embora a qualidade da Internet nem sempre seja ideal, várias companhias aéreas estão a apostar na Starlink de Elon Musk, mas também em outras soluções, algumas até melhores e mais acessíveis.
A Lyca Mobile registou o que descreve como um crescimento recorde no mercado pré-pago em Portugal. Durante o verão, a presença dos dos planos Lyca Boss será reforçada, com a marca a apostar numa nova fase de comunicação.
Muitos hábitos adquiridos durante a pandemia vieram para ficar e isso também se aplica aos telemóveis. Os consumidores preferem cada vez mais as lojas online para comprar equipamentos, um crescimento que se faz principalmente às custas dos operadores de telecomunicações.
A crítica à falta de previsibilidade regulatória e da gestão do espectro foi comum no painel do Estado da Nação das Comunicações no congresso da APDC. Ana Figueiredo, da MEO, diz que diz que não há condições para investimento e Miguel Almeida da NOS alerta para a acumulação do atraso tecnológico.
No palco do 34º congresso da APDC, os responsáveis técnicos das três maiores operadoras defenderam que ter redes totalmente à prova de apagões é algo que exige um nível de investimento incomportável, que que sacrificaria áreas-chave, como cobertura e inovação.
Não é novo o recado, mas o que Alessandro Gropelli, diretor da Connect Europe, veio dizer ao Congresso das Comunicações é que é mais importante do que nunca agir. Onde falharmos outros terão sucesso e a conta será paga pelas próximas gerações.
A mais recente edição mensal do Mobility Report da Ericsson mostra que, até ao final de 2025, o número de subscrições 5G deverá alcançar a marca dos 2,9 mil milhões, correspondendo a um terço de todas as assinaturas móveis globais. Os especialistas preveem que este número cresça até 6,3 mil milhões
Os utilizadores de redes móveis que em Portugal já tiram partido de redes 5G atingiram no final de março os 4,3 milhões, que em média consumiram 7,8GB por mês a navegar na internet a partir dos seus smartphones.
Os preços das comunicações em Portugal continuam a evoluir em sentido contrário ao da média europeia. A Digi era em maio o operador com mais ofertas ao menor preço de um mercado onde a fibra já chega a quase todo o lado.
O comportamento dos consumidores está a mudar. Os preços cada vez mais elevados dos smartphones novos estão a dar uma nova oportunidade ao mercado de usados, que continua a ganhar destaque.
A operadora não chegou a iniciar a operação com oferta de serviços até novembro do ano passado e agora a ANACOM abriu um procedimento de incumprimento que pode resultar na perda da licença, com o espectro a ser distribuído por outras entidades.
O estudo do Dstream Group compara as 10 maiores capitais digitais do mundo, fazendo também uma análise do valor económico dos pontos de troca de dados.
A Comissão Europeia apresentou hoje a primeira legislação sobre o espaço, com o objetivo de reforçar a segurança dos satélites contra ciberataques e reduzir o impacto ambiental do setor, nomeadamente limitando os detritos.
Os investigadores desenvolveram uma nova tecnologia que ultrapassa as limitações das comunicações por satélite e conseguiram atingir transmissões de 1 Gbps com um laser de 2 watts de potência.
A francesa Constellation Technologies & Operations vai avançar com o lançamento do J-1, o seu primeiro módulo de teste, concebido para demonstrar o uso da tecnologia 5G mmWave para transmissões de dados a alta velocidade e baixa latência via satélite.
A Trump Mobile está cheia de referências ao presidente da Casa Branca, a começar pelo nome, e até têm um smartphone próprio em versão dourada, ao estilo superluxo mas com um preço ao alcance de americanos menos abastados.
O fim das tarifas de roaming nas viagens dentro da UE entrou em vigor a 15 de junho de 2017, após anos de negociações e de alguma resistência por parte do sector das telecomunicações. Hoje, os europeus comunicam “como em casa” em qualquer país da UE e vão poder continuar a fazê-lo até 2032.
Um novo relatório, dedicado ao desempenho das redes móveis em Espanha durante o apagão, revela que o impacto da falha na rede elétrica variou de maneira significativa entre operadoras, dependendo dos seus sistemas de backup.
As ligações de banda larga fixa em Portugal são hoje quase sempre de 100 ou mais Mbps. A velocidade da internet continua a aumentar e a quantidade de dados consumida por mês também, revelam as informações mais recentes da Anacom.
A MEO Wholesale Solutions faz parceria estratégica com a Angola Cables para reforçar a interligação das suas redes de centros de dados e expandir ofertas de serviços de telecomunicações a nível internacional através dos cabos submarinos.
O 5G Advanced continua a avançar lentamente e uma das razões é a falta de equipamentos compatíveis, que este ano deve começar a mudar, abrindo caminho aos novos serviços e melhorias na rede que a tecnologia permite.