O ISTSat-1 tem como missão detetar aviões através de sinais ADS-B e pode vir a estar entre os primeiros objetos espaciais registados por Portugal. O CubeSat do IST está “final” e só lhe falta luz verde da ESA para voar com o novo foguetão europeu Ariane 6 no final do ano
A ANACOM partilhou o relatório sobre os incidentes relativos a segurança nas redes e serviços de comunicações eletrónicas em 2022, destacando o aumento expressivo de assinantes impactados em comparação com 2021.
As estações públicas de carregamento de telemóveis e tablets, com portas USB, podem ser uma opção arriscada que vale a pena tentar evitar. O alerta é do FBI que identificou malware espião e capaz de desviar dados nestes pontos e sugere alternativas.
Os próximos anos serão de enorme investimento no 5G. Este investimento já começou e decorre em simultâneo com outras mudanças importantes na eficiência e impacto ambiental das redes de comunicações da Altice, NOS e Vodafone.
Em fevereiro do ano passado, a SpaceX lançou um conjunto de 49 satélites da rede Starlink a uma altitude de apenas 210 km. A frota não durou muito no espaço e agora os cientistas da NASA explicam porquê.
Até final do ano a rede de fibra da dstelecom deve chegar a 26 municípios da região Centro do país, mas para já está disponível em 17 e já pode ser usada pelos operadores com serviços ao cliente final para lançar novas ofertas na região.
A ministra da Coesão Territorial disse hoje que o Governo está a aguardar pela autorização da Comissão Europeia para fazer um investimento de 300 milhões de euros em infraestrutura de fibra ótica para cobrir todo o território nacional.
(atualizada) A entidade reguladora do mercado das comunicações diz que está em causa a "não aceitação de pedidos de denúncia contratual apresentados em loja e a sujeição da apresentação de pedidos de cessação contratual à prévia receção de uma chamada proveniente da linha de retenção". A Altice já c
A quinta geração de redes móveis registou mais um ano de crescimento surpreendente. Depois de adicionar quase meio milhar de milhões de ligações em 2022, a evolução positiva do 5G vai manter-se este ano, impulsionada pelas assinaturas empresariais e adoção entre indústrias.
(2ª atualização) As licenças do 5G já foram emitidas em 2021, existem equipamentos disponíveis e a cobertura do território com a rede de nova geração está a avançar, mas as operadoras ainda não estão a cobrar pelo serviço aos seus clientes.
A Anacom continua a registar um aumento de portabilidade móvel, sobretudo no segmento residencial. Também há mais utilizadores a mudar de um operador tradicional de rede para um virtual (MVNO).
Depois de sete edições como IoT Challenge, o concurso da Altice Empresas para impulsionar e premiar soluções inovadoras evoluiu para dar mais destaque a projetos ligados a tecnologias inovadoras e disruptivas, como AR, VR, AI, big data e cloud, suportadas na rede 5G.
A infraestrutura que a Nokia vai construir na Lua será uma componente crucial do programa Artemis da NASA, na ajuda de estabelecer uma presença sustentável no satélite natural até ao fim da década. A rede será transportada para a Lua este ano à boleia de um foguetão da SpaceX.
O 5.5G pode abrir a porta a novas possibilidades para consumidores e empresas, mas que mudanças traz e o que é necessário para impulsionar a transição para a próxima geração de redes móveis?
Leva o nome de “AI Fights Space Debris” e tem como objetivo principal aumentar a segurança e a sustentabilidade do acesso ao espaço para operadores de satélite, com a ajuda da inteligência artificial e do machine learning.
Está lançado o concurso para a escolha dos parceiros privados que vão assegurar a implementação da nova constelação europeia de satélites IRIS. O sistema deve estar operacional em 2027 e será central na autonomia e segurança das comunicações na Europa.
O custo das telecomunicações subiu 4,8% em Portugal e segundo a Anacom, o preço de internet no telemóvel representa o segundo mais caro da União Europeia.
A operadora de origem romena, que tem licença para operar o 5G em Portugal, já tinha confirmado planos para lançar uma oferta de fibra e comunicações móveis este ano. A comercialização estará para breve, em várias zonas do país.
Um novo relatório da Juniper Research prevê que, à medida que são desenvolvidos novas táticas fraudulentas, os prejuízos causados por fraudes com chamadas automáticas poderão crescer até 70 mil milhões de dólares até 2027.
A FCC está a criar as condições legais para empresas como a Space ou T-Mobile possam fornecer serviços de comunicações a partir dos satélites para os smartphones.
Ao todo, em 2022, o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo atingiu 3,5 milhões de utilizadores, segundo dados da Anacom.
A fibra ótica já representa 64% como principal tecnologia de acesos de internet por banda larga fixa. Os dados demonstram que os portugueses estão a consumir mais dados de internet, mas a fazer menos chamadas por voz.