Era expectável que o mais recente Galaxy S23 oferecesse comunicação via satélite como os modelos iPhone 14, mas apenas agora a Samsung está a confirmar o hardware Exynos Modem 5300.
Operadoras falam na necessidade de desenvolver e explorar conjuntamente as redes e infraestruturas, como plano para um futuro mais verde. E a palavra “cooperação” foi a mais utilizada por operadores chineses e europeus no evento organizado pela Huawei. A economia circular também chegou às operadoras
O novo contrato do direito da utilização das frequências da MEO para fornecer o serviço TDT poderá ser renovado por um prazo de 7 anos, até dezembro de 2030. A MEO ainda tem o anterior contrato em vigor até ao final de 2023.
Segundo dados da Anacom, até ao final de 2022, os pacotes de serviços somaram 4,6 milhões de utilizadores, representando um crescimento de 3,6% face ao ano anterior.
A Comissão Europeia apresenta um novo conjunto de medidas concebidas para fazer com que a conectividade Gigabit esteja disponível para todos os cidadãos e negócios até 2030, incluindo uma proposta para um Gigabit Infrastructure Act.
Segundo a ANACOM, no ano passado, 85,6% das famílias em Portugal dispunham de ofertas em pacote, com a TV por subscrição a representar o serviço mais subscrito (93,9%), seguindo-se a banda larga fixa (90,8%) e o serviço telefónico fixo (78,2%).
O caso de uso procurou validar diferentes questões, num projeto que quis mostrar o potencial da rede 5G, associado a outras duas tecnologias, para ligar veículos a qualquer dispositivo e garantir localizações ao centímetro. Os resultados são animadores.
O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) afirmou hoje que "neste momento" o regulador já não está a propor ao Governo que considere a redução do prazo das fidelizações, mas antes que "faça e que faça rápido".
O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) classificou hoje de "dramática a situação em Portugal" de "abuso das refidelizações" nas comunicações eletrónicas, ou seja, contratos que não foram autorizados pelos consumidores.
A União Europeia está mais perto de integrar a Ucrânia no acordo de roaming europeu, o que permitirá aos assinantes de serviços móveis naquele país fazerem chamadas sem pagarem mais dentro dos 27 Estados-membros.
MEO, NOS e Vodafone têm uma parceria para explorar publicidade segmentada nos conteúdos gravados dos serviços pagos de televisão, que pode vir a ser estendida também ao mercado de televisão linear. O modelo é idêntico àquele que junta quatro operadores europeus, numa nova empresa que acaba de recebe
Parceira de longa data, a Colt pôs este ano a sua rede internacional de fibra ótica e serviços on demand ao dispor do festival de cinema Berlinale, garantindo a transferência dos filmes provenientes da região da Ásia diretamente para os ecrãs das salas de exibição em Berlim.
Nos 20 países com níveis de penetração do 5G mais elevados, o investimento dos operadores aumentou 30% nos últimos cinco anos, mas os ganhos já começaram a chegar.
Segundo dados da Anacom, em dezembro de 2022, 11,2% dos utilizadores de serviços móveis e 15,4% dos utilizadores de internet já dispõem de smartphones e equipamentos 5G.
O número de estações base 5G instaladas em Portugal aumentou 35% no quarto trimestre, sendo que o número ascendia a 5.842, distribuídas por 302 concelhos (98% do total) e 1.526 freguesias (49%), divulgou hoje a Anacom.
A cobertura de fibra ótica na Europa atingiu a marca dos 55,6% em 2022. No entanto estima-se que, caso a implementação da tecnologia continue a crescer a este ritmo, o nível de cobertura chegará aos 90% em 2030, falhando as metas propostas pela Comissão Europeia.
Durante mais de um mês uma violação de dados numa API da T-Mobile permitiu aceder a dados de mais de 30 milhões de clientes da operadora. O MVNO da Google usa a rede da empresa e os seus clientes também foram afetados pelo problema.
A Europa registou um crescimento de 11% no nível de cobertura 5G em 2022. Apesar do progresso registado na Europa, países como Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Japão continuam a destacar-se no panorama mundial.
Em conferência de imprensa, o secretário-geral da APRITEL, Pedro Mota Soares, avança que é desnecessário mudar uma lei que já contempla o que a Anacom propõe.
Numa reação à tomada de posição da ANACOM relativamente ao aumento de preços que é aplicado hoje pela MEO e a NOS, e que será refletido pela Vodafone em março, a associação de operadores já contestou a ideia de rever a lei.
A partir de hoje os preços das telecomunicações estão mais caros, chegando a aumentar até 12 euros em alguns pacotes, com base da taxa de inflação de 7,8%, definida pelo INE. A ANACOM quer mais concorrência e proteção dos consumidores e apresentou ao Governo uma proposta de alteração de lei para a r
Na segunda metade do ano espera-se um alívio das más notícias, mas para já, consumidores e empresas devem continuar a atrasar compras de novos dispositivos, um efeito que será mais vincado nos computadores.