O chip em questão será usado pelo sector das telecomunicações no suporte a infraestruturas de fibra ótica, mais uma área onde a Europa depende de fabricantes externos e tecnologias proprietárias. O projeto de 10 milhões aguarda aprovação.
A Bouygues Telecom, a Free e a Orange não desistem da oferta feita esta semana para comprar os ativos da operadora da Altice em França e tencionam continuar as negociações com investidores, incluindo com Patrick Drahi para tentar fechar o negócio.
O projeto 5G Nanosatellite é promovido pela Altice Labs e a Agência Espacial Europeia e já entrou na segunda fase de desenvolvimento, testando a integração da tecnologia 5G em satélites de órbita baixa.
Bouygues Telecom, Free e Orange juntaram-se e apresentaram uma proposta à Altice para comprar a maior parte dos ativos da operadora do grupo em França, a SFR, e dividi-los entre si.
A MEO tem apostado na cobertura da faixa dos 3,5 GHz, apresentando melhores tempos de chamada. A Vodafone tem vindo a registar baixas latências, sobretudo em Lisboa e Porto. A NOS leva vantagem no 5G Standalone, segundo dados do relatório da Ookla.
Entre julho e setembro as vendas de smartphones voltaram a crescer e no último trimestre do ano devem seguir a mesma tendência, graças ao interesse por modelos premium e a campanhas de troca agressivas.
A Test Bed 5G da NOS soma atualmente 140 pilotos de inovação, estando 65 concluídos e entregues. Até junho de 2026 espera um total de 165 pilotos completos, num investimento de 8 milhões de euros.
A Vodafone lançou o “All in” que combina o acesso a um smartphone premium “à escolha” entre os modelos disponíveis e o serviço móvel ilimitado numa única mensalidade.
A China está a limitar o uso de equipamentos de telecomunicações de empresas europeias, como a Nokia e a Ericsson, nas suas redes. Para o governo de Xi Jinping, a estratégia tem como objetivo proteger as infraestruturas tecnológicas críticas e afastar a influência ocidental.
Mais de 300 servidores de SIMS e mais de 100 mil cartões de SIMs de uma rede em Nova Iorque foi desmantelada pelos Serviços Secretos. O sistema tinha a capacidade de incapacitar redes de telecomunicações e proceder ataques anónimos telefónicos.
A MEO, NOS e NOWO condenadas pelo Tribunal de Primeira Instância a devolver 40 milhões de euros a clientes, por não informarem corretamente os clientes do aumento de preços e darem direito a rescindir contratos sem penalização.
A ANACOM aplicou uma multa de 85 mil euros à Vodafone. Em questão estão violações das regras aplicáveis à cessação dos contratos por iniciativa dos assinantes. A operadora já apresentou recurso de impugnação judicial contra a decisão do regulador.
Segundo dados da ANACOM, 3,8 milhões de famílias tinham serviços de alta velocidade de internet em local fixo no segundo trimestre de 2025, significando que cerca de 7 em 10 clientes contrataram serviços de redes de fibra óptica.
A fibra continua a ser o motor de crescimento dos serviços de TV paga, assim como a combinação em pacote com outras ofertas, mas o número de novas adesões tem abrandado. No último trimestre foi o mais baixo desde 2006.
Concebida para demonstrar novas capacidades que vão reforçar a resiliência dos sistemas europeus de navegação por satélite, a missão Celeste contará com uma constelação de 10 satélites. Os dois primeiros, desenvolvidos pela GMV e Thales Alenia Space, deverão ser lançados nos próximos meses.
Há muito que Portugal se destaca nas ligações de banda larga fixa ultrarrápida na UE. Nos últimos meses, as ligações a 100 ou mais Mbps estão a ultrapassar cada vez mais a barreira do Gbps.
A Ookla publicou o relatório de conectividade em Portugal referente ao primeiro semestre de 2025, destacando a MEO como a melhor rede 5G e a Vodafone como a operadora com a oferta da maior velocidade de download.
A MEO é o primeiro operador em Portugal a introduzir a numeração de 12 dígitos para sistemas Machine to Machine. A gama de numeração 49 é específica para ligações de dados da chamada Internet das Coisas.
Estamos a falar menos ao telemóvel, mas em compensação geramos cada vez mais dados porque há mais gente a usar internet no telemóvel, durante mais tempo e com dados mais rápidos, mostra relatório.
O ecossistema de pontos de troca de tráfego da DE-CIX está desde hoje mais preparado para as necessidades de alto desempenho dos modelos de IA com a abertura do primeiro AI-IX dedicado que também abrange Lisboa.
O mundo das empresas é cada vez mais ágil, conectado, rápido e remoto e as ferramentas colaborativas são indispensáveis para garantir que se mantêm competitivas e inovadoras.
Com o regresso às aulas a aproximar-se a largos passos, reunimos um conjunto de tarifários, incluindo opções low-cost, para ajudar pais e estudantes a encontrarem a opção que mais se adapta aos seus orçamentos e necessidades.
Desde o primeiro trimestre de 2023 que as queixas tinham vindo a baixar, mas o segundo trimestre de 2025 reverteu a tendência num aumento de 7%. A entrada da Digi no mercado nacional contribuiu para o crescimento.
O total de receitas registado entre janeiro e junho representa uma subida de 1,5% em comparação com o ano anterior. As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas no segundo trimestre do ano, com mais de 2,8 milhões de assinantes, mostram novos dados da ANACOM.