A China Mobile, China Telecom e China Unicom serão os alvos de um nova investigação federal nos Estados Unidos, por suspeitas de providenciar acesso a dados de cidadãos americanos às autoridades chinesas.
Entre abril e maio os preços dos serviços de telecomunicações voltaram a subir em Portugal, mas é na comparação com o mesmo mês do ano passado que o avanço é maior, revela uma análise da Anacom.
As empresas que precisam de uma infraestrutura de comunicação críticas unificadas e adaptada ao seu negócio, para uma área geográfica delimitada e com acesso restrito, podem beneficiar das vantagens das redes privadas 5G.
A venda da Vodafone em Espanha foi um dos grandes negócios do sector das telecomunicações no primeiro trimestre do ano. O grupo britânico também esteve envolvido na operação que liderou o topo de Fusões & Aquisições.
Os números foram apurados pela Anacom e referem-se apenas às ligações de banda larga fixa, que batem recordes sucessivos de tráfego. No primeiro trimestre deste ano, cada português consumiu em média, por mês, 308 GB de internet.
Os dados da Anacom mostram que os utilizadores de serviços móveis cresceram no último trimestre. Falaram menos ao telemóvel mas usam cada vez mais dados. O 5G cresce lentamente.
Segundo dados da Anacom, atualmente 95,2% dos agregados têm telefone fixo, mas houve menos 1,5% de instalações face ao mesmo trimestre homólogo do ano anterior.
A proposta é de 16 escolas na zona de Londres, que vão evangelizar pais e alunos para a ideia: usar smartphone só a partir do 10º ano, no mínimo. Na prática, a iniciativa vai passar por sanções mais duras a quem não cumprir, mas também por ações pedagógicas.
Entre janeiro e março os operadores de telecomunicações faturaram 540 milhões de euros com os serviços em pacote. As ofertas que mais rendem são as que juntam quatro ou cinco serviços, que são também as únicas a suportar o crescimento deste mercado.
Segundo dados da Anacom, foram registadas menos 3.000 reclamações no primeiro trimestre de 2024, face ao ano anterior, numa descida de 11%. Dos três principais operadores a MEO foi a que recebeu menos queixas dos utilizadores.
Os dobráveis estão a acompanhar a tendência geral do mercado de telemóveis e a procura voltou a aumentar, mas nem todas as vendas já são “favas contadas” para a Samsung. A concorrência está a aumentar e a Huawei volta a surpreender.
Segundo a Anacom, 70% das freguesias do país já estão cobertas com 5G e na totalidade dos concelhos. No fim do primeiro trimestre existiam em Portugal 9.999 estações base com a tecnologia.
É a primeira infraestrutura do género na zona onde foi construída. A rede subaquática implementada pela Nokia vai levar internet ultra-rápida a mais de meio milhão de pessoas, que residem na selva densa da Amazónia.
A Nokia estará em posição para ganhar um contrato para fornecer equipamento RAN 5G à MEO. A confirmar-se, a Huawei deixará de ser o único fornecedor de equipamento RAN da operadora.
O 5G ainda não “aqueceu o lugar” mas os testes com equipamentos 6G já começaram e apontam resultados promissores para uma tecnologia que pode ser 500 vezes mais rápida.
A SpaceX e a T-Mobile realizaram um teste de uma chamada telefónica para demonstrar a sua tecnologia, utilizando smartphones normais. O serviço vai chegar ainda este ano.
A operadora aponta problemas com soluções de segurança de apoio a pessoas vulneráveis como origem da decisão de prolongamento do prazo para o “switch-off” das redes com tecnologia mais antiga.
Esta é a terceira vez que o governo belga disponibiliza financiamento para projetos 5G inovadores com o objetivo de beneficiar a vida dos cidadãos no país.
A presidente executiva (CEO) da Altice Portugual manifestou preocupação com o momento da deliberação que retirou a Huawei da lista de fornecedores de 5G e que a redução de concorrência nesta área "diminui as opções".
Depois da liderança inicial, a Europa tem vindo a perder ritmo na implementação das novas gerações de redes móveis, inclusive para regiões menos “tecnológicas”. Aproveitar o poder transformacional do 5G passará por mudanças regulatórias e maior colaboração público-privada.
Ainda apenas com 3 operadores em palco, o debate do Estado da Nação do 33º Congresso da APDC mostra que há vários pontos em que responsáveis pelas empresas estão de acordo. A necessidade de garantir a rentabilidade, a crítica da política de novos entrantes e a consolidação são consensuais.
Este ano a presidente da ANACOM fez a introdução do Estado da Nação das Comunicações no Congresso da APDC. Falou da utilização de IA no regulador, das medidas e desafios no setor e da próxima entrada da DIGI no mercado.