Por: Carlos Sousa (*)
O sucesso de empresas de várias dimensões, em todo o mundo, depende em grande parte de serviços externos para aumentar a eficiência. No panorama macroeconómico, estas aplicações do segmento Business-to-business (B2B) podem, por sua vez, representar um valor superior ao dos produtos destinados unicamente ao consumidor final.
Trata-se de um modelo de sinergias e parcerias corporativas, que permite aproveitar os recursos da profissionalização dos serviços de cada empresa de outsourcing. As organizações criam negócio mutuamente, enquanto poupam tempo e dinheiro através da otimização do fluxo de trabalho, com um serviço que simultaneamente dá resposta às necessidades específicas e beneficia de uma vasta experiência especializada.
No que aos processos de impressão e gestão de documentos diz respeito, há uma série de informação sobre a operação que os gestores desconhecem. Entre estas, a título de exemplo, destaca-se o volume de impressões desnecessárias que diariamente são realizadas nas empresas, bem como o tempo gasto por equipas e colaboradores com a gestão do parque de impressão, em vez de se dedicarem exclusivamente ao negócio.
Na nova era da informação, do Big Data e da Internet das Coisas, existe um portfólio de soluções inteligentes disponíveis, apoiadas por know-how, software, tecnologias e ferramentas, que permitem o acesso à informação-chave no momento certo, e a gestão otimizada de pessoas e processos. Existe ainda apoio, para empresas de todas as dimensões, na recolha e análise dessa informação para a melhor orientação estratégica.
Através da consultoria e análise com base nos dados digitais recolhidos é possível identificar as necessidades concretas dos negócios e, consequentemente, adotar soluções flexíveis para potenciar o fluxo de trabalho, segurança e gestão de documentos no escritório, em plataformas móveis ou na Cloud. Assim, consegue-se poupar tempo, reduzir custos e aumentar a rentabilidade.
O potencial dos serviços externos e inteligentes inclui aplicações na Cloud para garantir a impressão a partir de qualquer dispositivo, a monitorização remota da utilização de equipamentos e respetivos consumos, a redução do processamento manual de documentos, a sua recuperação a partir de um repositório central e o acesso e partilha de conteúdos sensíveis com segurança.
O mercado vive de forma orgânica das relações corporativas e comerciais. Desenvolve-se, conjuntamente, para oferecer ao cliente final o serviço e produto com a melhor qualidade, ao melhor preço. A excelência só é alcançada a partir da colaboração, aproveitando aquilo que cada um tem de melhor, num modelo de negócio que tem de ser inteligente.
(*) Chief Executive Officer OKI Europe Lda., Sucursal em Portugal
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