Por João Nuno Bento (*)

Os eventos de tecnologia desempenham um papel crucial na sociedade moderna, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. Isto porque são oportunidades valiosas para os profissionais, estudantes e entusiastas se atualizarem sobre as últimas tendências, disseminarem e absorverem conhecimentos bem como de se conectarem com pessoas que possuem interesses semelhantes, impulsionando o progresso nas suas respetivas áreas.

O World Tour London, em específico, é seguramente o maior evento Salesforce na Europa. O evento é, acima de tudo, uma reunião da comunidade Salesforce e mais do que o que se aprende nas sessões, é nas interações que se cria conhecimento e se encontram oportunidades de criação de valor. Enquanto Managing Partner da Stellaxius, esta é uma oportunidade de rever clientes, parceiros e amigos que fomos fazendo ao longo destes 15 anos de atividade.

Nesta edição, vi duas tendências que se destacaram  nas apresentações:

  • Inteligência Artificial (AI) – A Salesforce tem vindo a introduzir AI nos seus produtos há vários anos, mas desta vez é diferente. A AI generativa é a grande novidade nas próximas releases da Salesforce, com novas funcionalidades a chegar a tempo da Dreamforce, a conferência anual da Salesforce em São Francisco, na primeira quinzena de setembro. Virtualmente todas as clouds vão ser dotadas de ferramentas de AI. A diferenciação que a Salesforce oferece está na confiança de que os clientes vão ter na sua utilização num ambiente seguro como são as suas clouds. Em vez de partilhar os seus dados (e potencialmente dos seus clientes) estes podem estar seguros de que a sua informação continua privada e num ambiente seguro.
  • Net Zero – O Mundo, com a Europa a liderar, está a transitar para uma economia circular onde o que se consome tem de ser reposto. Para avaliar este equilíbrio as empresas terão de contabilizar e reportar as suas emissões líquidas de carbono. O processo é complexo e as penalizações por não conformidade serão elevadas. A Salesforce criou a NetZero Cloud para tornar este processo expedito e assim ajudar os seus clientes a liderar a transição energética nos seus setores.

A par destas tendências inegáveis, de tudo o que foi discutido, destaca-se a apresentação com o Mo Gawdat, que é um tecnólogo autor de vários livros sobre AI, sendo o último intitulado Scary Smart. A AI chegou recentemente ao grande público com o ChatGPT e, sendo um tema controverso, logo provocou discussões inflamadas sobre o risco de extinção massificada de pessoas por AI. O Mo ajuda-nos a equacionar o tema focando a discussão na ética, na natureza humana e no que pode representar para a humanidade a criação de uma inteligência superior.

Participar de um evento de tecnologia pode ser uma experiência inspiradora e motivadora. E, de facto, ver as últimas inovações, ouvir histórias de sucesso de empreendedores e profissionais experientes e envolver-nos em discussões sobre o futuro dá-nos, e certamente a todos os presentes, a confiança e motivação para continuar a investir na plataforma Salesforce.

Agora, antecipamos o lançamento das novas funcionalidades para as podermos fazer chegar aos nossos clientes e projetos, de modo a estarmos sempre na linha da frente da utilização das novas funcionalidades da Salesforce.

(*) Managing Partner da Stellaxius