O secretário-geral da ONU, António Guterres, deu hoje início à elaboração de um código de conduta para as plataformas digitais visando regular o uso da inteligência artificial (IA) e travar a desinformação e o discurso de ódio online.
O objetivo da GLEX é criar uma cimeira única, onde se juntam áreas de conhecimento relacionadas com o espaço, biologia, geologia, engenharia, unidos pela ciência e a tecnologia.
Os ministros do Trabalho da União Europeia (UE) chegaram hoje a acordo sobre a nova lei europeia para proteger os trabalhadores das plataformas eletrónicas, como motoristas da Uber ou estafetas da Glovo, iniciando-se agora negociações com os eurodeputados.
O órgão máximo legislativo da China está a rever um projeto de lei para regular a pesquisa e desenvolvimento na área da inteligência artificial, no que seria a primeira legislação no país a abranger o setor.
A China disse hoje esperar que Portugal adote políticas “racionais” e “autónomas”, após um órgão consultivo do Governo português ter deliberado a exclusão de facto de empresas chinesas do desenvolvimento das redes de quinta geração (5G).
O Ministério da Justiça garantiu hoje que já foram integradas todas as amostras em falta na Base de Dados de Perfis de ADN, que à data conta com um total de 21.910 inserções.
A rede informática que serve a Justiça, designadamente os sistemas CITIUS da jurisdição comum e SITAF dos tribunais administrativos e fiscais, continua hoje de manhã inoperacional, disse à agência Lusa fonte judicial.
Tim Cook alerta para a dificuldade dos governos para regular a Inteligência Artificial, devido à demora no processo regulatório e diz que as empresas vão ter de aplicar as suas próprias regras.
(Atualizada) O serviço Caixadireta já está a funcionar, depois de uma avaria que fez com que ficasse "inoperacional" nas últimas horas, disse à Lusa fonte oficial da Caixa Geral de Depósitos (CGD), indicando que a situação está "regularizada".
António Costa anunciou ontem que o consulado virtual de Portugal vai entrar em funcionamento a partir do dia 10, considerando que se trata de um passo para desburocratizar e aliviar a procura junto dos serviços consulares em Luanda.
O primeiro-ministro anunciou hoje que Portugal, a partir do próximo ano letivo, vai duplicar o número de bolsas que concederá a estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa e subir em 30% o valor dessas bolsas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez hoje uma parceria com a Comissão Europeia para alargar a todo o mundo o certificado digital COVID-19 da União Europeia (UE), prevendo futuros usos, como um boletim amarelo de vacinas digitalizado.
A Comissão Europeia louvou hoje as conclusões das autoridades portuguesas sobre o risco para segurança de alguns equipamentos 5G, que podem resultar em exclusão ou aplicação de restrições a fornecedores, vincando que “ameaças não têm lugar na Europa”.
Os bebés até ao primeiro ano de vida têm a partir de hoje acesso gratuito ao cartão de cidadão, uma medida do programa Simplex anunciada pelo Governo no Dia Mundial da Criança.
Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram um modelo de precisão que possibilita a análise da evolução paleoclimática do planeta Marte.
A Grécia foi alvo de um "significativo" ciberataque que afetou os exames do ensino secundário. O Ministério da Educação diz que é o mais extenso da história do país, e que teve como objetivo desativar uma plataforma central de exames.
A Ucrânia negou hoje qualquer "ligação direta" com o ataque de drones contra Moscovo, mas previu que o número de ataques deste tipo irá aumentar na Rússia.
A competição 929 Challenge realiza-se em outubro e vai trazer pela primeira vez startups dos países de língua portuguesa a Macau, depois de duas edições realizadas online, por restrições à entrada na região.
A China enviou esta madrugada três novos astronautas para a sua estação espacial Tiangong, incluindo, pela primeira vez, um astronauta civil, procurando reforçar a sua posição face aos Estados Unidos e à Rússia.
O Governo esclareceu hoje à Lusa que as conclusões da Comissão de Avaliação de Segurança sobre o risco de uso de equipamentos 5G podem resultar na sua exclusão ou aplicação de restrições e cabe à ANACOM cumprir a deliberação.
Os brasileiros residentes em Portugal vão ter um documento digital que lhes confere o estatuto de igualdade em relação aos portugueses em várias matérias e poderão tratar da documentação online, garantiu hoje fonte oficial.
Arlindo Oliveira, ex-presidente do Instituto Superior Técnico (IST), defende que é preciso regras claras que não asfixiem a tecnologia de Inteligência Artificial e defende que a IA é uma "consequência natural da evolução da inteligência humana"