O mercado das compras online ultrapassou os 100,6 mil milhões de euros na Península Ibérica em 2023. O aumento da procura de bens no mercado asiático e da venda de produtos em segunda mão são os principais motivos.
O mercado português gerou 11,2 mil milhões de euros, mais 8,8% do que em 2022, enquanto o mercado espanhol gerou 89,4 mil milhões de euros, com um crescimento de 10% em comparação com 2022, segundo dados do CTT e-Commerce Report 2024, apresentados esta quinta-feira.
As projeções para o final do ano de 2024 apontam para um crescimento do ecommerce de +10% para 12,26 mil milhões de euros em Portugal e de +11,3% para 99,6 mil milhões de euros em Espanha, prevendo-se o valor total das compras online na Península Ibérica possa alcançar os 111,8 mil milhões de euros no final deste ano.
Os principais fatores que contribuíram para o crescimento do ecommerce prendem-se com o aumento das compras em sites de origem asiática, em especial na AliExpress, Shein e Temu, que ocupam o Top10 em algumas das categorias mais procuradas online em Portugal e Espanha; mas também à crescente normalização do hábito de comprar online em segunda mão, facilitado por empresas como a Vinted e Wallapop, entre outras, numa lógica C2C.
O número de pessoas em Portugal que fazem compras online deverá situar-se nos 5,3 milhões no final de 2024, um aumento de 2% face ao ano anterior. Já o número de cibercompradores em Espanha atingirá os 26,3 milhões representando um crescimento de 3% face a 2023, aponta o relatório
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