O melhor e o pior de 2020 na tecnologia. E as expectativas para 2021
Dos smartphones dobráveis ao gaming e avanços na tecnologia e exploração aeroespacial, um balanço do ano de 2020 e um olhar sobre o que 2021 pode trazer nas diferentes áreas.
Em 2020 muito mudou na forma como trabalhamos e as empresas foram obrigadas a repensar as ferramentas de produtividade, com soluções a contrarelógio. André Gonçalves defende que 2021 tem tudo para ser um ano de consciencialização e consolidação digital.
Entre a NASA e as empresas privadas do sector espacial, estão previstas diversos testes e missões, alguns que foram adiados de 2020 devido à situação pandémica.
Num ano onde a cibersegurança foi posta à prova pela utilização intensa das plataformas digitais, com o cibercrime a aumentar em número e sofisticação, Lino Santos faz o balanço de 2020 e perspetiva 2021.
Devem os Estados ter o direito de aceder a qualquer informação, mesmo que cifrada? José Legatheaux Martins aborda neste artigo de opinião os riscos da violação da proteção criptográfica que está a ser discutida na União Europeia.
Os especialistas “consultaram” a sua bola de cristal e listam as principais tecnologias que vão destacar-se durante este novo ano. Saiba quais são as principais tendências.
O processo de atribuição das licenças para o 5G e a possibilidade de termos um novo operador móvel em 2021 são temas abordados por Sérgio do Monte Lee e Pedro Tavares, sócios da Deloitte, neste artigo de opinião.
A pandemia trouxe desafios nunca antes vistos e a astronomia e a exploração espacial não passaram incólumes. Apesar dos obstáculos, os planos de chegar “mais além” continuaram e a curiosidade por desvendar os mistérios do Universo só aumentou.
As escolhas da NASA refletem as várias tarefas dos astronautas ao longo deste ano, com a agência espacial a escolher também as melhores fotografias da Terra captadas na Estação Espacial Internacional.
A exposição que os Esports levaram, sendo dos únicos produtos a continuar em ação, foi positiva a nível de reconhecimento de uma área que se quer afirmar ainda mais, defende Armando Vale.
Num ano que dificilmente é positivo, não faltaram memes para animar os internautas e que provam que, mesmo com uma pandemia, é possível ver o "outro" lado da situação, recorrendo ao humor.
Para a indústria dos videojogos foi uma vitória dupla. A evolução financeira e comercial, com hardware e software a terem um aumento tremendo de procura e aquisição, muito justificado pela imobilidade obrigatória da população, defende Ricardo Alexandre Correia.
Vivemos cada vez mais dentro dos ecrãs dos computadores, dos smartphones, tablets e televisores, mas 2020 foi o ano em que esse mergulho foi mais profundo. E forçado. Poderá sair daqui uma necessidade de voltarmos a ser mais “analógicos”?
Devido ao isolamento da COVID-19, os videojogos foram o meio de entretenimento mais procurado. O ano fica ainda marcado pela chegada da PlayStation 5 e Xbox Series X|S às lojas, ainda que de forma limitada.
Estamos à beira de uma nova década e a resposta jurídica, educativa, social e política a estas “novas” tecnologias começou há pouco mais de cinco anos. Há uma necessidade clara de acelerarmos este passo, defende Luis Martins.
Os temas do espaço estiveram em destaque num ano em que a pandemia da COVID-19 dominou as notícias, e em que os memes geraram a curiosidade dos leitores.
Desde apps que recorrem à tecnologia a projetos de combate a conteúdos manipulados, neste ano muitas organizações e gigantes tecnológicas mostraram que as deepfakes podem ser usadas para informar e animar os cidadãos.
Em 2020 as desigualdades foram ainda mais evidentes e os mais frágeis e vulneráveis sofreram particularmente com a pandemia da COVID-19. Luisa Ribeiro Lopes acredita que em 2021 há sinais positivos para a Inclusão digital e equilíbrio de género.
Apesar das condicionantes, 2020 foi um ano em que a astronomia esteve em destaque, e em que os investigadores portugueses continuaram a dar provas de excelência, destaca o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Este ano trouxe uma compreensão inigualável sobre a importância da ciência e do seu papel como uma das peças centrais para permitir a construção de uma sociedade próspera, defende Lars Montelius.
Num ano em que a pandemia de COVID-19 “baralhou” as tendências, o SAPO TEK reuniu alguns dos maiores ciberataques que lançaram o caos no mundo informático, causaram prejuízos na casa dos milhares de milhões de dólares e puseram em causa a segurança de inúmeros internautas.
A agenda do próximo ano está marcada pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Francisco Jaime Quesado analisa a forma como este momento pode ser um ponto de partida para a discussão sobre uma Europa inteligente.
Mesmo no seu último ano de mandato, Donald Trump manteve bem acesa a guerra comercial declarada à China. Com a tomada de posse de Joe Biden marcada para janeiro de 2021 e com uma complicada “herança” deixada pelo presidente cessante, muitas são as dúvidas em relação à estratégia que o seu governo va
Finalizado o ano de 2020, a IDC, especialista de estudos de mercado, traçou as 10 previsões da indústria das tecnológicas de informação até 2026, salientando a herança forte do digital face ao novo paradigma ditado pela pandemia.