A BeON foi a grande vencedora da sexta edição do Big Smart Cities, que este ano teve como foco o 5G. Na base a startup vende painéis solares plug and play, ou seja que se podem ligar a tomadas comuns para dar energia à casa. Por outro lado, desenvolveu uma aplicação que permite gerir o “excedente” de produção desses painéis, o que permite a revenda de energia solar a terceiros, numa espécie de "fábrica virtual" que pode ser controlada remotamente.
A aplicação ganhou o prémio principal da competição de inovação e empreendedorismo, que dá direito a 10.000 euros, mas saíram igualmente premiadas as ideias da Parkio e da Skin Soul, com respetivamente, 5.000 e 2.500 euros. Houve ainda o resultado da votação online do público, que escolheu o projeto da Nimest.
No edição do ano passado o prémio principal foi para a startup portuguesa Pavnext, pelo desenvolvimento de um equipamento para as estradas que, utilizando a energia cinética produzida pelos carros, consegue reduzir a velocidade do veículo e redirecionar a energia recolhida na desaceleração para alimentar, por exemplo, a iluminação pública.
Além dos prémios monetários, os projetos vencedores do Big Smart Cities serão incubados no Vodafone Power Lab - com acesso ao Vodafone 5G Hub, que disponibiliza uma versão pré comercial da rede 5G, para poderem testar os seus projetos em ambiente real - e também terão acesso aos pólos de inovação da Ericsson. Por último, as ideias seguem para a cidade de Cascais, para poderem ser "materializadas".
A final da 6ª edição da competição decorreu esta quarta-feira e serviu de "aperitivo"para a apresentação da primeira ligação a uma rede 5G com smartphone, em Portugal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários