(Actualizada) Há destinos de férias que fazem parte dos sonhos de todos os que gostam de praia e de aventura, mas para além dos preços elevados das viagens e estadia, há que considerar mais um custo: o das chamadas telefónicas, SMS e tráfego de dados no telemóvel.

Por pressão da Comissão Europeia os cidadãos da UE começam hoje a gozar de preços mais baixos dentro dos Estados Membros, mas os valores de chamadas em roaming, recebidas e realizadas, continua a ser proibitivo em muitos outros destinos de férias e/ou de trabalho.

As chamadas realizadas podem chegar a custar 4,8 euros por minuto em países como Cuba, Cambodja, Maldivas e Sri Lanka, ou até 6 euros por minuto em navios de cruzeiro. E as chamadas recebidas ficam igualmente caras. Neste mesmos destinos podem custar 2,4 euros por minuto, enquanto nos navios de cruzeiro o preço cobrado é igual ao das chamadas realizadas.

As mensagens escritas são uma alternativa mais barata, mas quando compradas com oa valores pagos em roaming na Europa é fácil perceber que em alguns casos o valor é multiplicado pelo menos por 4. Os SMS enviados em países fora da Europa podem ser cobrados a 54 cêntimos e os MMS custam ainda mais caro, com a Optimus a cobrar também pelo tamanho das mensagens.

No caso das comunicações de dados, os valores são igualmente elevados. 100 Kbytes podem custar 58 cêntimos e é vê-los a passar, mesmo que seja simplesmente para espreitar cabeçalhos de email...

Por tudo isto, quando fizer as contas das férias é bom acrescentar mais este cálculo, ou corre o risco de gastar rapidamente o saldo ou ter à sua espera uma conta exorbitante...

Uma visita ao site do operador a quem está ligado é obrigatória, mas tal como noutros tarifários, não é fácil "descodificar" a informação. A Optimus e a Vodafone têm uma apresentação mais prática das zona abrangidas por cada tarifário, mas que pode ser enganosa em relação a destinos específicos, enquanto a TMN introduz maior número de escalões.

Para ajudá-lo nos preparativos para as férias, o TeK preparou um Mapa do Roaming com os preços por região e por operador, só para chamadas de voz realizadas e recebidas e SMS, em valores máximos para simplificar a apresentação.

Europa

As operadoras já actualizaram os tarifários disponíveis na Internet para a Europa, mas os valores aplicados a partir de hoje são de 51,6 cêntimos para as chamadas realizadas, iguais para a Optimus, TMN e Vodafone. Estes preços são só para países membros da UE, estando os restantes países da Europa sujeitos a outras tarifas que podem ir até aos 1,97 euros por minuto para chamadas realizadas.

[caption]mapa europa [/caption]

África

Com excepção aberta para os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e África do Sul, os países africanos estão dentro das zonas mais caras no roaming dos operadores, mas os critérios variam consoante as operadoras.

No mapa abaixo apresentamos só os preços máximos de cada operador para África, sem indicação dos países. É de notar que a TMN fica prejudicada face aos outros operadores pelos preços elevados praticados no Chade.

[caption]África[/caption]

Ásia

Também nesta zona do mundo os preços variam bastante com os tarifários dos operadores, sobretudo nos escalões definidos pela TMN. Países como a Índia e Sri Lanka contribuem fortemente para desequilibrar a balança na apresentação dos preços mais altos.

[caption]Ásia[/caption]

Oceânia

Por razões históricas Timor está normalmente dentro dos escalões de preços mais razoáveis, mas esta é uma região que tem custos de roaming elevados para os portugueses.

[caption]Oceânia[/caption]

América

A extensão do continente americano, com a diversidade de relações diplomáticas e económicas entre os países, faz com que a apresentação no mapa apenas dos preços mais elevados se torne pouco clara para os custos reais. Enquanto países como Cuba podem estar entre os mais caros no roaming, custando as chamadas 4,8 euros na TMN, os Estados Unidos e o Canadá fazem parte dos mais baratos, pelo que deve ser feita uma consulta dos tarifários dos operadores. Neste caso optámos por manter os preços máximos da TMN para este continente, excluindo Cuba que mais uma vez seria desfavorável para a operadora do grupo PT.

[caption]África[/caption]

Terminado o mapa, sugerimos que escrutine o site da sua operadora móvel, onde pode encontrara mais informação sobre as tarifas e acordos de roaming, mas também sobre promoções e formas de minimizar a factura final.

Poderá ainda encontrar campanhas que ajudam a reduzir estes custos. A TMN sugere um plano de descontos para chamadas em roaming, que exige uma adesão, embora gratuita. De 1 de Junho a 13 de Setembro as chamadas na União Europeia e numa série de destinos (como a Noruega, Islândia, Liechtenstein, Suiça, Cabo Verde, Brasil, EUA, México, Argentina, República Dominicana, Marrocos e Turquia) têm descontos entre 10 e 40%, consoante o tempo de conversação.

A campanha só se aplica a chamadas de voz e videochamadas e não a SMS, MMS ou dados móveis.

No caso da Vodafone o Vodafone Travel permite falar no estrangeiro ao mesmo preço por minuto que em Portugal, sendo porém acrescentadas uma taxa fixa de 79,4 cêntimos por chamada, o que pode compensar em conversas mais longas. A adesão é obrigatória mas também gratuita.

A empresa tem também a decorrer uma campanha de Verão que elimina este custo fixo de 79,4 cêntimos nas chamadas, mas é necessário pagar um custo de adesão de 4,9 euros. Esta promoção é válida entre 1 de Julho e 30 de Setembro para 19 operadores Vodafone, podendo o cliente pagar o mesmo preço por minuto que em Portugal.

Nota da Redacção: [18:20] a notícia foi actualizada com mais informação sobre a campanha de Verão da Vodafone e uma precisão em relação aos tarifários de roaming no continente americano.