São várias as aplicações que já permitem adaptar ao ecrã do telemóvel ou do tablet os conteúdos que também estão disponíveis via web. Tornam possível levar no bolso a oportunidade de aprender e diversificar atividades enquanto aproveita o sol.


Começamos por uma das maiores referências a nível mundial nos eventos de debate. As conferências TED já não estão apenas disponíveis para ver e rever online. Os conteúdos estão também disponíveis no formato de aplicação móvel para plataformas como o iOS, Android e Windows.


Na app estão disponíveis as playlists que também pode encontrar online e que o ajudam a identificar as talks mais vistas ou as melhores talks para ver com crianças, bem como apresentações dirigidas a temas específicos como o marketing, o desporto ou temas mais mundanos, como o amor. Estão disponíveis mais de 1.700 vídeos de talks com legendas em cerca de 90 línguas.




A app da Khan Academy é outro recurso interessante para quem quer aproveitar o tempo melhorando ou diversificando conhecimentos. A academia existe desde 2006. É uma organização sem fins lucrativos criada para disponibilizar recursos educativos de qualidade gratuitamente.


As áreas cobertas são as mais diversas e o recursos pode ser especialmente interessante para estudantes. Química, física, história, matemática ou biologia são apenas alguns exemplos de áreas cobertas. Quem usar a plataforma online pode mesmo beneficiar do acesso a parte destes conteúdos traduzidos e adaptados para português, graças a uma parceria entre a academia e a Fundação PT.


No telemóvel, a app está acessível em várias línguas, português incluído, e estão disponíveis mais de 4.200 vídeos. Os conteúdos podem ser vistos online ou descarregados para consulta offline. A aplicação está disponível para iOS e Windows Phone.


Plataformas de elearning chegam aos telemóveis

A Udemy, uma das principais plataformas mundiais de elearning, também já chegou às plataformas móveis para onde arrastou a oferta formativa, composta por mais de 16 mil cursos. Desenvolvimento web e móvel, design e fotografia, faça você mesmo, ou matemática e ciências são algumas das áreas disponíveis.



A aplicação móvel está disponível para Android e iOS, em inglês. Nas lojas dos principais sistemas operativos móveis vai ainda encontrar outras aplicações da mesma empresa com conteúdos para áreas mais especificas. É o caso de um curso de programação para utilizadores não técnicos, um curso de HTML5 para principiantes, ou uma formação sobre como criar uma app para iOS.



A Coursera é outro nome conhecimento do ensino online à distância, que disponibiliza cerca de 600 cursos distribuídos por mais de duas dezenas de tópicos, preparados por cerca de 100 universidades em todo o mundo.


As áreas cobertas vão da engenharia à medicina, passando pela culinária ou pela música. Existem cursos em 12 línguas e aplicações para tirar partido de toda esta oferta para iOS e Android.




Juntamos à lista de referências nesta área da formação online o MY Open Courses, uma plataforma que resulta do envolvimento de vários parceiros, onde se incluem o Governo indiano.



Foi criado para permitir o acesso universal a conteúdos educativos e está orientado para a formação curricular, pelo que aí encontrará sobretudo temas e matérias alinhadas com a formação escolar, em diversas áreas. Estão disponíveis 11 mil horas de vídeo, divididas por 1.400 temas, num total de 25 cursos, com uma forte aposta na área da engenharia.
A app pode ser descarregada na loja oficial do Android.




Fechamos com uma referência incontornável nesta área, para quem tem dispositivos com sistema operativo iOS. O iTunes U é o "canal" da Apple para conteúdos educativos. Reúne uma oferta vasta de cursos, papers e conteúdos áudio ali depositados por universidades e instituições ligadas ao ensino em todo o mundo.



São várias as instituições portuguesas que ali estão representadas e que disponibilizam vários conteúdos por esta via, entre aulas, relatórios, documentos e apresentações, ou mesmo cursos.

A Instituto Politécnico de Leiria é um dos exemplos, e usa o iTunes U para publicar informação como a edição 2013 de um curso que este ano recupera e que ensina a desenvolver aplicações para iOS.


Estão acessíveis por esta via mais de 750 mil aulas, vídeos e livros das mais diversas áreas, criados por instituições de três dezenas de países.




Esta foi uma ronda por algumas das mais populares plataformas internacionais de ensino à distância, já com integração da oferta para telemóveis. Está longe de esgotar o tema e deixa certamente de fora outras referências importantes. Partilhe connosco as suas experiências, caso já tenha experimentado algum serviço deste género.





Nota de redação: Sugestão originalmente publicada a 7 de julho de 2014

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.