
São várias as aplicações que já permitem adaptar ao ecrã do telemóvel ou do tablet os conteúdos que também estão disponíveis via web. Tornam possível levar no bolso a oportunidade de aprender e diversificar atividades enquanto aproveita o sol.
Começamos por uma das maiores referências a nível mundial nos eventos de debate. As conferências TED já não estão apenas disponíveis para ver e rever online. Os conteúdos estão também disponíveis no formato de aplicação móvel para plataformas como o iOS, Android e Windows.
Na app estão disponíveis as playlists que também pode encontrar online e que o ajudam a identificar as talks mais vistas ou as melhores talks para ver com crianças, bem como apresentações dirigidas a temas específicos como o marketing, o desporto ou temas mais mundanos, como o amor. Estão disponíveis mais de 1.700 vídeos de talks com legendas em cerca de 90 línguas.
A app da Khan Academy é outro recurso interessante para quem quer aproveitar o tempo melhorando ou diversificando conhecimentos. A academia existe desde 2006. É uma organização sem fins lucrativos criada para disponibilizar recursos educativos de qualidade gratuitamente.
As áreas cobertas são as mais diversas e o recursos pode ser especialmente interessante para estudantes. Química, física, história, matemática ou biologia são apenas alguns exemplos de áreas cobertas. Quem usar a plataforma online pode mesmo beneficiar do acesso a parte destes conteúdos traduzidos e adaptados para português, graças a uma parceria entre a academia e a Fundação PT.
No telemóvel, a app está acessível em várias línguas, português incluído, e estão disponíveis mais de 4.200 vídeos. Os conteúdos podem ser vistos online ou descarregados para consulta offline. A aplicação está disponível para iOS e Windows Phone.
Plataformas de elearning chegam aos telemóveis
A Udemy, uma das principais plataformas mundiais de elearning, também já chegou às plataformas móveis para onde arrastou a oferta formativa, composta por mais de 16 mil cursos. Desenvolvimento web e móvel, design e fotografia, faça você mesmo, ou matemática e ciências são algumas das áreas disponíveis.
A aplicação móvel está disponível para Android e iOS, em inglês. Nas lojas dos principais sistemas operativos móveis vai ainda encontrar outras aplicações da mesma empresa com conteúdos para áreas mais especificas. É o caso de um curso de programação para utilizadores não técnicos, um curso de HTML5 para principiantes, ou uma formação sobre como criar uma app para iOS.
A Coursera é outro nome conhecimento do ensino online à distância, que disponibiliza cerca de 600 cursos distribuídos por mais de duas dezenas de tópicos, preparados por cerca de 100 universidades em todo o mundo.
As áreas cobertas vão da engenharia à medicina, passando pela culinária ou pela música. Existem cursos em 12 línguas e aplicações para tirar partido de toda esta oferta para iOS e Android.
Juntamos à lista de referências nesta área da formação online o MY Open Courses, uma plataforma que resulta do envolvimento de vários parceiros, onde se incluem o Governo indiano.
Foi criado para permitir o acesso universal a conteúdos educativos e está orientado para a formação curricular, pelo que aí encontrará sobretudo temas e matérias alinhadas com a formação escolar, em diversas áreas. Estão disponíveis 11 mil horas de vídeo, divididas por 1.400 temas, num total de 25 cursos, com uma forte aposta na área da engenharia.
A app pode ser descarregada na loja oficial do Android.
Fechamos com uma referência incontornável nesta área, para quem tem dispositivos com sistema operativo iOS. O iTunes U é o "canal" da Apple para conteúdos educativos. Reúne uma oferta vasta de cursos, papers e conteúdos áudio ali depositados por universidades e instituições ligadas ao ensino em todo o mundo.
São várias as instituições portuguesas que ali estão representadas e que disponibilizam vários conteúdos por esta via, entre aulas, relatórios, documentos e apresentações, ou mesmo cursos.
A Instituto Politécnico de Leiria é um dos exemplos, e usa o iTunes U para publicar informação como a edição 2013 de um curso que este ano recupera e que ensina a desenvolver aplicações para iOS.
Estão acessíveis por esta via mais de 750 mil aulas, vídeos e livros das mais diversas áreas, criados por instituições de três dezenas de países.
Esta foi uma ronda por algumas das mais populares plataformas internacionais de ensino à distância, já com integração da oferta para telemóveis. Está longe de esgotar o tema e deixa certamente de fora outras referências importantes. Partilhe connosco as suas experiências, caso já tenha experimentado algum serviço deste género.
Nota de redação: Sugestão originalmente publicada a 7 de julho de 2014
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários