iPhone 13 já tem data de revelação marcada: Apple confirma novo evento para 14 de setembro

Este artigo tem mais de 2 anos
Pelo segundo ano consecutivo, a Apple volta a revelar ao mundo todas as novidades que tem na "calha" através de um evento online, que desta vez, toma o nome "California Streaming". Além do muito aguardado iPhone 13, o evento poderá servir de palco para a revelação do Apple Watch Series 7 e até do iPad Mini 6.
iPhone 13 já tem data de revelação marcada: Apple confirma novo evento para 14 de setembro

As previsões que apontavam para o dia 14 de setembro como possível data de revelação de um novo evento da Apple não estavam erradas e a gigante de Cupertino acaba de confirmar que tem um novo Apple Event na “calha” para a próxima semana.

A imprensa internacional dava já conta da receção de convites para o novo evento virtual da Apple, que conta com o título “California Streaming” e agora surge a confirmação oficial no website da empresa. O evento online, transmitido diretamente do Apple Park Cupertino, poderá ser acompanhado a partir do website da empresa da maçã, assim como do seu canal de YouTube ou da aplicação Apple TV, pelas 18h (hora de Lisboa).

Apple Event 2021
Apple Event 2021

Espera-se que a nova "família" iPhone 13 seja um dos pontos centrais do novo evento da Apple. A apresentação da nova linha de smartphones da Apple poderá também ser acompanhada pela revelação do novo Apple Watch Series 7, assim como dos auriculares AirPods 3 e até de um novo iPad Mini. É também esperado que a Apple anuncie o lançamento oficial das novas versões dos seus sistemas operativos, incluindo o iOS 15, watchOS 8 e tvOS 15.

iPhone 13: Que novidades vão trazer os novos smartphones?

Segundo rumores que circulam online, o design dos novos smartphones da Apple será semelhante à versão anterior. A dimensão dos ecrãs será a mesma dos smartphones da linha iPhone 12: 5,4, 6,1 e 6,7 polegadas. Em destaque está também um espaço no topo do ecrã para a câmara e sensores, ou notch, com dimensões mais pequenas do que o habitual.

No seu interior, os equipamentos devem recorrer a modems Snapdragon X60 da Qualcomm, assegurando suporte a redes 5G. Acredita-se que os smartphones terão baterias com maiores dimensões do que a geração anterior, assim como suporte à tecnologia Lightning. Por outro lado, rumores anteriores davam a conhecer que alguns dos modelos da geração iPhone 13 poderiam ser totalmente wireless, suportados pela tecnologia MagSafe para o carregamento, dispensando as portas USB-C ou Thunderbolt.

iPhone 13: Quando é que a Apple vai revelar os novos smartphones e que novidades trazem na “calha”?
iPhone 13: Quando é que a Apple vai revelar os novos smartphones e que novidades trazem na “calha”?
Ver artigo

Mais recentemente, surgiram novos rumores que apontam para a possibilidade dos smartphones terem suporte a comunicações por satélite, dando aos utilizadores a possibilidade de fazerem chamadas e de enviarem mensagens, mesmo quando não há cobertura 4G ou 5G, ou até ligação a uma rede Wi-Fi.

Para já, o acesso à funcionalidade só estará disponível em certos mercados. Aliás, a Apple tenciona mesmo lançar o seu próprio conjunto de satélites LEO (Low Earth Orbit) para permitir as comunicações, embora este seja um plano que  ainda demorará vários anos até ser concretizado.

Espera-se que a nova linha de equipamentos conte com um processador A15 mais rápido, que incluirá opções de armazenamento de 1 TB e que todos os modelos disponham de tecnologia LiDAR. Os smartphones poderão contar com um ecrã always-on, semelhante ao do Apple Watch e ao de muitos smartphones Android.

Anteriormente, tanto o conhecido “informador” Max Weinbach como o analista Ming-Chi Kuo tinham referido que a Apple recorreria à tecnologia LTPO nos seus novos smartphones. Além de rumores que dão conta de mudanças no módulo de câmara e ecrã, uma nova patente submetida pela gigante tecnológica sugere ainda que o próximo modelo poderá chegar sem qualquer tipo de botões físicos.

O que se espera do novo Apple Watch e iPad Mini?

Embora problemas relacionados com o design estejam a causar atrasos na produção, a próxima geração de relógios inteligentes da Apple contará com um aspeto mais próximo ao do iPhone.

O Apple Watch Series 7 poderá ser o primeiro em anos a receber uma nova configuração de hardware e laterais planas, assim como um ecrã igualmente plano. O ecrã poderá também ser maior, disponível em dois tamanhos, de 41 mm e 45 mm, ou seja, mais 1 mm em ambos os modelos. As próprias braceletes, que já estão em produção, terão também deixado pistas quanto ao seu tamanho.

Apple Watch Series 7 poderá ser maior e ter laterais planas
Apple Watch Series 7 poderá ser maior e ter laterais planas
Ver artigo

De acordo com Mark Gurman da Bloomberg, o smartwatch terá um processador mais rápido, e talvez apresente como novidade um sensor para medir a temperatura do corpo. Não se esperam grandes novidades no que diz respeito a novas funcionalidades relacionadas com a monitorização de saúde.

no que toca ao novo iPad Mini 6, acredita-se que o tablet da Apple chegará com uma moldura mais fina, um maior ecrã e melhorias a nível do desempenho, naquela que se afirmará como a primeira remodelação do iPad Mini em seis anos.

O novo iPad Mini contará com um ecrã de 8,4 polegadas, um aumento relativamente às 7,9 polegadas atuais. Espera-se também que o tablet tenha um design muito semelhante ao mais recente iPad Air, lançado em setembro do ano passado, excluindo o botão Home.

Em junho,  Jon Prosser  deu a conhecer renders do possível design do novo iPad Mini 6. Além disso, o conhecido “informador” indicou que o equipamento terá como processador o novo chip A14, incluindo suporte a 5G e a um novo Apple Pencil mais pequeno, estando disponível em três cores diferentes: preto, prateado e dourado.

Já em agosto surgiram novas imagens com renders daquele que pode ser o design do iPad Mini 6, que é referido como esteticamente mais próximo do iPad Pro e do iPhone 12. Pelas imagens há cinco cores possíveis: Silver, Space Gray, Rose Gold, Green e Sky Blue.

Numa das imagens é assinalado o sensor Touch ID diretamente no botão de energia, para que seja mais rápido ligar e autenticar-se. O tablet terá ainda suporte ao Apple Pencil 3, referindo-se à mesma experiência do iPad Air, mas em menor escala. E mesmo no design é de facto semelhante.

As imagens destacam um ecrã com tecnologia Liquid Retina de 8,4 polegadas, sem o habitual botão de Home na moldura. Os rumores apontam para um processador A15 e suporte a 5G. O Apple Pencil poderá ser mais pequeno, disponível em três cores: preto, prateado e dourado.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 18h08)

Pergunta do Dia

Mais informações
Participou nesta votação.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar