O cão-robot da Boston Dynamics saltou do laboratório para o “mundo do trabalho” em novembro do ano passado e tem vindo a ajudar as autoridades nos Estados Unidos e, mais recentemente, em Singapura. Agora, o Spot tem uma nova “profissão”: guardar rebanhos em quintas na Nova Zelândia.

O novo “trabalho” do robot surge após uma parceria entre a Boston Dynamics e a Rocos, uma empresa neozelandesa especializada em robótica. Em comunicado, a Rocos explica que quer desenvolver um sistema que consiga comandar uma frota de cães-robot para desempenhar funções no setor da agricultura.

Através da plataforma desenvolvida pela empresa neozelandesa, o Spot poderá ser controlado remotamente. Além de guardar ovelhas, o Spot poderá também dar uma ajuda na colheita de culturas, ou ainda na criação de mapas de terrenos em tempo real.

Do laboratório para parques em Singapura: O Spot está a ajudar as autoridades na luta contra a COVID-19
Do laboratório para parques em Singapura: O Spot está a ajudar as autoridades na luta contra a COVID-19
Ver artigo

O Spot está também a ser utilizado pelas autoridades em Singapura para assegurar que a população está a cumprir as normas de distanciamento social em espaços públicos. O robot está a patrulhar parques e a transmitir mensagens através dos seus altifalantes para informar os transeuntes das regras que devem seguir.

O cão-robot vai continuar os testes de patrulha até 22 de maio sendo acompanhado por um funcionário do parque para evitar possíveis acidentes. Se tudo correr como planeado, mais exemplares do Spot poderão ser colocados noutros parques do país. Além do Spot, o Governo de Singapura também está a usar uma frota de 30 drones em parques públicos para monitorizar a circulação da população.

Recorde-se que os robots estão a ajudar o mundo na luta contra a pandemia de COVID-19: desde os drones usados pelas autoridades na Europa, aos autómatos em hospitais, lares de idosos e até mesmo supermercados um pouco por todo o mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.