Telescópios, sondas e satélites apontaram as suas lentes ao cosmos e à Terra, revelando imagens para sonhar, mas também para refletir. Este mês, eclipses deslumbrantes e fenómenos terrestres marcaram a seleção mais recente da NASA, lembrando-nos da beleza e complexidade do universo.

Na Terra, a natureza mostrou a sua força e criatividade. Um surto de incêndios florestais na Coreia do Sul destacou a vulnerabilidade humana face às alterações climáticas, enquanto o degelo no Lago Erie revelou sinais de vida a renascer.

Do espaço, uma vista aérea impressionante captou a "dentada" de um asteroide numa cordilheira australiana, evidenciando os impactos históricos que moldaram o nosso planeta.

No espaço, as estrelas dançaram em harmonias cósmicas. A Nebulosa do Véu, colorida e majestosa, foi captada pelo telescópio Hubble numa nova perspetiva, enquanto a Nebulosa de Pacman e a Nebulosa do Tubarão mostraram formas curiosas, compostas por poeiras e gases interestelares. Galáxias como Messier 81 e a nebulosa planetária Abell 7 enriqueceram a coleção de maravilhas astronómicas.

Conseguiu ver o eclipse da Lua de Sangue? Estas são as primeiras imagens
Conseguiu ver o eclipse da Lua de Sangue? Estas são as primeiras imagens
Ver artigo

Os eclipses roubaram os holofotes celestiais. Um eclipse lunar total, captado num vídeo sobre o Uruguai, mostrou a Lua de Sangue envolta num céu repleto de estrelas e da Via Láctea.

Veja o vídeo time lapse da autoria de Mauricio Salazar 

Já o raro eclipse solar triplo, onde Vénus cruzou o Sol, trouxe uma visão singular em tons ultravioletas.

Imagens como ciclones no polo norte de Júpiter e a lua Helene de Saturno em visão estéreo transportaram-nos para os confins do sistema solar, enquanto a sonda Blue Ghost desbravou o solo lunar.

Veja a galeria completa de imagens

Explore estas e outras imagens nos álbuns da NASA  Image of the DayEarth Observatory Image of the Day e Astronomy Picture of the Day e deixe-se inspirar pelo nosso Universo.