O cérebro tem uma particularidade (entre várias) que nos faz atribuir padrões familiares a objetos de forma abstrata. Quem é que nunca viu castelos numa nuvem que passa? O fenómeno é conhecido como pareidolia ou apofenia e também acontece na astronomia.
Alguns objetos cósmicos famosos, como a Nebulosa Cabeça de Cavalo, receberam o seu nome graças à semelhança com formas familiares. E há por aí outros – mais propriamente pelo espaço profundo –, ajudados a descortinar por telescópios e instrumentos poderosos de análise.
É o caso do sinal desenhado “nos céus” pelo CG4, que com certeza levaria o mais famoso vigilante da cidade de Gotham à ação. Este objeto faz parte de uma região de formação de estrelas na nossa galáxia, a cerca de 1.300 anos-luz de distância.
Já duas galáxias a uma distância de 400 milhões de anos-luz estão a fundir-se e parecem de olhos postos em nós, mas um tanto ou quanto de forma assustadora, ao bom estilo do sorridente Gato de Cheshire, na história de Alice no País das Maravilhas.
E onde há gato tem de haver rato e a nebulosa N180, localizada na Large Magellanic Cloud, uma galáxia que orbita próximo da Via Láctea, vai com certeza fazê-lo recordar de um determinado rato em específico. Fica mais uma pista: da Disney.
Confirme na galeria de imagens, com direito a “legendas” do ESO.
Este são apenas alguns exemplos, entre outros tantos, de objetos cósmicos comparáveis a outras formas mais quotidianas ou mesmo míticas. Como podemos ver da tour preparada pelo ESO, mas também por outros exemplos, as nebulosas planetárias “dão-se” muito a isso.
É só olharmos para a Abell 33, que é uma bola de sabão quase perfeita no espaço, ou a popular Cat's Eye, sem nunca esquecer o deslumbrante "cálice de fogo" formado pela StDr 56.
A misteriosa StDr 56 mostrou características desconcertantes, mas as nebulosas planetárias podem assumir uma variedade de formas.
Veja na galeria mais alguns exemplos, como o a bola de sabão do Abell 33 ou a popular Cat's Eye.
Clique nas imagens para saber mais detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários