A CES 2025 chega hoje ao ao fim numa edição repleta de novidades tecnológicas, a maior parte direcionada para a área do consumo. Como é habitual, a feira de Las Vegas é palco de computadores poderosos e também gadgets estranhos. Mas são os robots que mais nos fazem parar e este ano não foi exceção.
Entre os robots que circulam na feira há alguns repetentes de anos anteriores, atualizados e melhorados, enquanto outros estreiam-se para atrair a curiosidade dos visitantes. Há robots de companhia e sociais, alguns com formas muito fofinhas para servirem de companheiro de bolso, outros assumem formas assustadoramente reais.
Um dos mais interessantes continua a ser o robot Apollo da Apptronik que andou pela feira, mas ao que parece não foi para passear. O robot humanoide foi visto a trabalhar no stand da Tesas Instruments a passar objetos de um lado para o outro. De recordar que este robot está a ser construído em parceria com a NASA e foi criado para substituir os humanos em tarefas difíceis. Recentemente anunciou que está a aperfeiçoar o modelo com as plataformas da Nvidia e da Google DeepMind.
Veja na galeria imagens dos robots:
Outro robot que tem simultaneamente um aspeto fofinho, mas também estranho (que lhe valeu uma entrada nos gadgets mais estranhos da CES 2025 do SAPO TEK) é o Mirumi. Para que serve? Esta espécie de coruja tem a capacidade de virar a cabeça quando pressente uma pessoa a chegar perto. E pode olhar de forma intimidadora, com curiosidade, com timidez, entre outras expressões que recordam um bebé a pedir para ser adotado.
O Romi é um pequeno robot que cabe na palma da mão e é descrito como capaz de manter uma conversa complexa em tempo real. Pode interromper a conversa enquanto o humano ainda está a falar, além de comentar o que vê e ouve. Tal como outros robots companheiros, o Romi pretende ajudar pessoas com problemas de ansiedade e solidão. O seu ecrã frontal debita expressões visuais faciais mediante as interações.
Quem andou mesmo a passear pelo evento foi o Ballie e parece mais crescido de quando o SAPO TEK o viu na CES de 2020. Alimentado por inteligência artificial, este robot parece saído de um filme de Star Wars. A Samsung diz que o robot de companhia está pronto para chegar às casas inteligentes numa versão comercial, ainda durante este ano. Pelo que é rescrito, o robot tem diversos sensores, um projetor e funcionalidades de IA que permitem interagir com as pessoas e ajudá-las nas tarefas domésticas. Tem uma câmara 2K atrás e outra 4K na frente. Sabe como ativá-lo? “Hey, Ballie”. Original, certo?
Muitos dos visitantes que passaram ao lado do Mi-Mo, o robot da startup japonesa Jizai, certamente não ficaram indiferentes. Este é composto por uma pequena mesa com pernas e um candeeiro, muito semelhante ao logotipo da Pixar. Este tem diferentes utilizações, adaptando-se ao local onde está. O robot pode ter funções sociais, mas nos prevemos que muitos vão utilizar para pousar o copo de sumo, e este vai andar atrás pela casa. A Jizai pretende oferecer um kit para os developers construírem apps com outras funcionalidades para o robot.
O HAGAMOSphere é um drone robótico com um design esférico, mas é um drone omnidirecional, capaz de se adaptar a diversos ambientes. Tem oito ventoinhas montadas no interior, numa estrutura cúbica. Este pode ser utilizado para se deslocar tanto na horizontal como vertical, mas alternar entre voar e rolar pelo chão da casa. Qualquer movimento que faça, este nunca vira. Pode ser utilizado em cenários de entretenimento, como corridas, mas também em missões de investigação, procura, salvamento e vigilância. Pode responder a desastres ou verificar estruturas, aponta o website oficial.
Se for para surpreender, a Realbotix levou o robot humanoide Aria para a CES. E não pode ficar indiferente a esta “brasa” robótica. A empresa tem vindo a especializar-se em criar modelos muito próximos dos humanos. A Aria serviu de companheira ao mais recente humanoide da empresa, Melody, igualmente revelado na CES 2025. O novo robot melhora a fluidez de movimentos e interação, utilizável em diferentes cenários. Mas escolher a loura ou a morena? Como dizia o Marco Paulo, “eu tenho dois amores”.
Diretamente da casa dos Jetsons, o SwitchBot K20+ Pro é um robot multitarefas doméstico que pode ser uma grande ajuda nas lidas da casa. Este começa por ter um formato semelhante a um iRobot para aspirar a casa. Mas o que o distingue são os seus múltiplos apêndices para diferentes tarefas. Os seus braços podem segurar um ecrã, ir buscar cestos de roupa suja ou levar o pequeno-almoço à cama, tem um módulo de purificação do ar, capacidade de brincar com os animais de estimação, entre outras tarefas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários