Criado pela alemã Lilium, o Lilium Jet é um veículo eVTOL (electric vertical take-off and landing) concebido para ser uma alternativa para o transporte aéreo rápido. Depois de conseguir um investimento de 119 milhões de dólares em 2022, a empresa dá um novo passo em frente com a aprovação do processo de certificação do design pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês).

Em comunicado, a Lilium explica que o processo de certificação do design se afirma como um selo de garantia de qualidade, reconhecendo a capacidade de uma empresa para desenhar e desenvolver aeronaves em conformidade com as regras de segurança.

A aprovação pela EASA é vista pela empresa como um marco importante, que reflete a culminação de um extenso processo de qualificação, iniciado em 2017. “De uma forma simples, a aprovação do processo de certificação de design é a nossa licença de operação”, afirma Alastair McIntosh, Chief Technology Officer da Lilium.

Clique nas imagens para ver o Lilium Jet com mais detalhe

Nas palavras de Alastair McIntosh, a aprovação é também uma confirmação de que a empresa tem “a organização, procedimentos, competências e recursos e que demonstrou o rigor necessário para desenhar e certificar aeronaves de acordo com os mais elevados padrões de segurança”.

Recorde-se que o Lilium Jet pode voar cerca de 300 quilómetros, a uma velocidade de 280 km/h e a uma altitude de 10.000 pés. Este táxi aéreo será capaz de transportar cargas, mas também passageiros, tendo espaço para seis lugares mais um para o piloto.

Veja a mais recente demonstração das capacidades do Lilium Jet 

Ainda em junho, a Lilium tinha recebido uma certificação G-1 por parte da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. Agora, a empresa espera conseguir a validação do certificado de tipo do Lilium Jet junto da FAA, tendo por base o acordo bilateral de segurança da aviação entre os Estados Unidos e a União Europeia.

Táxi europeu de sete lugares quer voar em 2025. eVTOL já garantiu investimento de 119 milhões de dólares
Táxi europeu de sete lugares quer voar em 2025. eVTOL já garantiu investimento de 119 milhões de dólares
Ver artigo

A empresa ambiciona dar início um serviço com ligações regulares para determinados trajetos, como a ligação entre Orlando e Miami, nos Estados Unidos, em 2025. 

Além da Arábia Saudita, que é um dos seus primeiros clientes, a Lilium também firmou um acordo com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para um investimento de mil milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.