O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais brasileiro aceitou uma parceria com o Laboratório de Referência do Estado para a Ciência Lunar e Planetária chinês, em Macau, para explorar asteroides.
Quando fez uma passagem por Urano em 1986, a sonda Voyager 2 da NASA ajudou os cientistas estimar que um dia neste planeta tinha 17 horas, 14 minutos e 24 segundos. Agora, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, astrónomos descobriram que, afinal, o dia em Urano é um pouco mais longo.
Um estudo baseado em modelos bioenergéticos estima que o oceano subterrâneo de Titã, com 480 quilómetros de profundidade, pode albergar formas de vida que consomem matéria orgânica. Mas apenas em pequenas quantidades.
A expedição 73 chegou à Estação Espacial Internacional depois de quase quatro horas de viagem a bordo do foguetão Soyuz, a que se seguiram mais duas horas para garantir a segurança antes de abrir a escotilha.
Segundo dados divulgados pelo Observatório Europeu Copernicus, o mês de março foi o mais quente na Europa alguma vez registado. Houve igualmente recordes para chuvas extremas em Portugal e Espanha que não foram afetados pela calor.
(atualizada) Uma nave espacial Soyuz com dois russos e um norte-americano a bordo descolou hoje do cosmódromo de Baikonur, alugado pela Rússia ao Cazaquistão, para levar esta tripulação para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa). Os "passageiros" já estão a bordo para uma missão d
A britânica Pulsar Fusion tem um plano ambicioso para reduzir significativamente a duração das viagens espaciais. A aposta está num novo conceito de foguetão, “alimentado” por fusão nuclear, que poderia, por exemplo, reduzir o tempo de viagem para Marte de 9 para 6 meses.
Embora ainda não possam ser usadas para fins científicos, as imagens já deixam antever capacidades do SPHEREx. O telescópio deverá dar início às suas operações científicas no final de abril.
O James Webb está a ajudar os cientistas a estimar a dimensão do asteroide 2024 YR4 com maior precisão e a compreender as suas características. Pelo caminho, o telescópio espacial conseguiu captar novas imagens.
O lixo espacial não apenas aumentou, como acelerou, destaca um relatório da Agência Espacial Europeia. Os analistas apontam que o aumento de lançamentos de satélites está a tornar a órbita baixa da Terra mais perigosa.
O ano começou com os ingredientes certos para mais um argumento de filme sobre o fim do mundo, quando a notícia de que o asteroide 2024 YR4 podia colidir com a Terra se espalhou. Essa possibilidade já foi afastada mas ainda há (uma leve) hipótese de colidir com a Lua.
Jarle Brinchmann, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e docente no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é o novo Diretor de Ciência do Observatório Europeu do Sul (ESO).
Segundo a ESA, a Airbus vai desenvolver o veículo que colocará o rover Rosalind Franklin no Planeta Vermelho. Se tudo correr como planeado, a missão vai partir para o Espaço em 2028 e espera-se que chegue à superfície de Marte dois anos depois.
É uma missão privada da empresa do bilionário Elon Musk que vai sobrevoar os polos Norte e Sul da Terra, com uma tripulação de quatro astronautas não profissionais, marcando um novo passo na exploração espacial comercial. E já há imagens
Investigadores da Universidade de Berkeley, nos EUA, recorreram à inteligência artificial (IA) para criar um dispositivo que permitiu que uma mulher tetraplégica “falasse” ao fim de 18 anos
O programa foi desenvolvido na Universidade Lusófona e está a ser usado no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Já ajudou quase 120 pacientes em 2024, dos quais 80% sofreram um AVC, revelou o diretor do núcleo de Psicologia do centro, António Fantasia.
Com as previsões meteorológicas a indicar céu limpo na maior parte de Portugal, as condições para ver o eclipse parecem estar alinhadas. Locais elevados são ideais para aproveitar ao máximo a experiência, mas não arrisque olhar diretamente para o Sol.
“O uso diário de ecrãs está associado a horas de dormir mais tardias e a menos 50 minutos de sono por semana”, indica um novo estudo que realça como a exposição causa perturbações na duração e qualidade do sono tanto em jovens como na população adulta em geral.
Os eventos celestes sucedem-se e, depois de um eclipse que teve a Lua no papel principal, agora é a vez do Sol ser o protagonista, numa “dentadinha” especial.
A União Europeia (UE) mobilizou o programa de observação por satélite para ajudar a socorrer as vítimas do terramoto de magnitude 7,7 que atingiu o Myanmar e o sudeste asiático, anunciou hoje a presidente do executivo comunitário.
A temperatura fria e o campo magnético peculiar de Neptuno sempre desafiaram os cientistas, mas graças à sensibilidade em infravermelho do telescópio James Webb, há novas descobertas a “iluminar” o gigante gelado.
A ciência deu mais um passo na compreensão da história da Lua. Pela primeira vez, investigadores determinaram a idade exata da maior cratera do satélite natural da Terra, um feito que redefine o conhecimento sobre o início do sistema solar.
A nova descoberta em Marte sugere que a química orgânica no planeta pode ter alcançado um nível de complexidade necessário para o surgimento de vida no passado.