O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A 19,9 mil milhões de quilómetros de distância, a nave Voyager 2 não está a receber os comandos da equipa da NASA nem a enviar os habituais dados registados no espaço para a Terra.
A tinta criada pela equipa de cientistas é feita à base de hidrogel e contém fibras de gelatina que dão a células musculares a possibilidade de se alinharem e replicarem batimentos cardíacos humanos.
O veículo de exploração da NASA encontra-se agora na formação delta na Cratera de Jezero, um lago seco que os cientistas acreditam haver uma boa hipótese de serem encontradas provas de vida antiga.
O ponto de Lagrange 2, que é também a "casa" do telescópio espacial James Webb e do satélite Gaia, vai dar à missão Euclid a oportunidade de ter uma visão clara do Espaço profundo.
Os dados ainda são provisórios mas o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior indica que os resultados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional de 2022 apontam para um novo recorde de 4.134 milhões de euros de investimento em I&D no ano de 2022.
A ESA confirmou o sucesso da última manobra de reentrada realizada pela equipa de operadores. De acordo com os seus cálculos, o satélite já terá reentrado na atmosfera terrestre.
Perante os testemunhos de três ex-membros das forças armadas, que partilharam detalhes sobre a existência de alegados programas militares secretos, assim como de encontros com objetos não identificados, o Congresso dos Estados Unidos pede ao Governo do país que partilhe dados sobre OVNIS.
O mês de julho de 2023 deverá ser o mês mais quente alguma vez registado, depois de junho também ter batido recordes de calor, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus.
Atualmente, os operadores da missão estão na segunda fase do processo de reentrada assistida e vão realizar um conjunto de quatro manobras para fazer com que o satélite Aeolus desça até uma altitude de 150 quilómetros.
A Grécia registou as emissões de carbono provenientes dos incêndios mais elevadas das últimas duas décadas para o mês de julho, informou hoje o observatório europeu Copernicus, quando o país continua a braços com vários fogos ativos.
Através de instrumentos a bordo das sondas chinesas Chang’e 1 e 2, uma equipa de investigadores conseguiu mapear as temperaturas sob a superfície lunar. Uma análise mais aprofundada fazer uma nova descoberta na zona onde se suspeitava que existia um antigo vulcão.
Captada através do Very Large Telescope (VLT) e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma nova imagem dá à comunidade científica mais pistas sobre como é que planetas com massas semelhantes à de Júpiter se podem formar.
A agência espacial norte-americana vai oferecer ao Brasil três satélites de imagens profundas para monitorizar a desflorestação na Amazónia, anunciou o administrador da NASA, Bill Nelson.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia avança que todas as entidades interessadas em reaproveitar o equipamento do supercomputador Bob devem preencher um questionário online até dia 31 de julho de 2023.
A Agência Espacial Europeia iniciou hoje as manobras para a reentrada na Terra do satélite Aeolus, que estudou os ventos do planeta com tecnologia portuguesa, mas que tem "morte" anunciada para sexta-feira quando destroços caírem no Atlântico.
O instrumento SHERLOC tem ajudado o rover Perseverance da NASA a analisar rochas em Marte, permitindo verificar se uma determinada amostra vale mesmo a pena recolher.
A ESA avança que a 24 de julho o satélite Aeolus vai usar o combustível que lhe resta para atingir uma altitude de 280 quilómetros, com os operadores da missão a darem início às primeiras manobras de reentrada assistida.
As rochas separaram-se do Dimorphos como efeito do “abanão” sofrido pelo asteroide na missão DART, um teste que visou mudar a sua trajetória no espaço.
Uma nova descoberta, feita através do telescópio espacial James Webb, poderá ajudar os cientistas a ganhar uma melhor compreensão sobre a composição da poeira cósmica e sobre a formação de estrelas e planetas nos primórdios do Universo.
A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público abre na segunda-feira com 54.311 vagas, mais 275 do inicialmente anunciado e mais 671 do que no ano passado.
A missão Euclid da ESA prepara-se para começar a captar luz que começou a viajar há 10 mil milhões de anos. São 100 GB de informação por dia a serem transmitidos para a Terra, durante os próximos seis anos.
É uma imagem rara de um processo em evolução, precipitado pela morte de uma estrela vermelha gigante, a caminho de se transformar numa nebulosa planetária.
Foram três os projetos que saíram vencedores do programa de aceleração da Startup Lisboa, Clean Future. A grande vencedora foi a Windcredible que desenvolveu turbinas eólicas para utilização urbana.