O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) partilhou os mapas da progressão das infeções por COVID-19 esta semana. A situação pandémica em Portugal continua inalterada face às últimas semanas, mantendo-se o código de cores vermelho escuro, que corresponde à existência de mais de 300 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes.

Espanha, França, Itália e Grécia estão também pintados da mesma cor, que refere o nível máximo de gravidade da situação pandémica, mas continua a haver muitas zonas cinzentas, de países que não forneceram informação ou que estão a fazer um número reduzido de testes, menos de 600 por 100 mil habitantes.

Veja na galeria os mapas da evolução das últimas semanas

A OMS avisou ontem que o número de casos está a aumentar a nível global, com uma subida de 30% nas últimas semanas.

Na Europa e na América, as variantes BA.4 e BA.5 estão a liderar a nova onda de infeções enquanto na Índia a subvariante BA.2.75 é a que regista mais infeções.

Segundo os dados, até ontem foram confirmadas 467.144 novas infeções de COVID-19 a nível global, voltando a registar-se novos máximos que não eram validados desde março. A OMS confirma que na última semana se registaram 5.385.771 novos casos, fazendo subir o total de casos para 548.990.094.

Mais de seis milhões de pessoas já morreram em todo o mundo devido à Covid-19.

A OMS indica que o levantamento das restrições que está a acontecer em vários países pode justificar esta nova vaga, mas há também uma dúvida sobre os números reais, já que se estão a realizar menos testes.

Em Portugal a informação partilhada pela DGS indica que foram registados esta segunda feira mais de mais de três mil novos casos, e 18 mortes. Um relatório do Instituto Ricardo Jorge revela porém  que a média de infeções por SARS-CoV-2 voltou a diminuir em Portugal e que o número de casos diários está abaixo da última semana.