Além do Perseverance e do Ingenuity, que, recentemente, comemoraram um ano em Marte, o rover Curiosity da NASA também tem estado a explorar os mistérios do Planeta Vermelho. O rover tem como missão estudar a composição da superfície marciana, mas, desta vez, centrou as suas atenções no céu do planeta para captar novas imagens.

A NASA explica que as imagens, transformadas em duas animações, foram captadas em dezembro do ano passado, durante o 3.325º dia marciano, ou Sol, de missão, através de uma das câmaras de navegação a bordo do rover. Na primeira das aminações é possível observar a sombra deixada pelas nuvens na superfície do planeta à medida que avançam pelo céu.

NASA | Curiosity capta nuvens em Marte NASA | Curiosity capta nuvens em Marte
créditos: NASA/JPL-Caltech/York University

Já a segunda animação demonstra um conjunto de nuvens a flutuar sobre o rover. Segundo a NASA, as nuvens estão a 80 quilómetros de distância da superfície do Planeta Vermelho. A esta altitude as temperaturas são muito baixas, o que leva a crer que as nuvens são compostas por dióxido de carbono em vez de água.

NASA | Curiosity capta nuvens em Marte NASA | Curiosity capta nuvens em Marte
créditos: NASA/JPL-Caltech/York University

Uma vez que as nuvens marcianas são muito ténues na atmosfera do planeta, é necessário recorrer a técnicas especiais para fotografá-las. A NASA indica que são captadas múltiplas imagens de modo a obter um pano de fundo estático. Ao subtraí-lo de cada imagem individual é possível observar depois objetos em movimento, incluindo nuvens e sombras.

O rover Curiosity está em Marte desde 2012, depois de ter sido lançado de Cabo Canaveral em 2011. O pequeno robot já fez várias descobertas relevantes, como a de uma "mega inundação" em Marte  e durante a sua já longa vida no planeta vermelho, com mais de 3.393 dias marcianos (ou Sol) também já teve alguns bugs e pregou sustos aos cientistas da NASA. Nos quase 10 anos de missão já partilhou mais de 890 mil fotos.

Veja algumas imagens do rover Curiosity em Marte

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.