Além do Perseverance e do Ingenuity, que, recentemente, comemoraram um ano em Marte, o rover Curiosity da NASA também tem estado a explorar os mistérios do Planeta Vermelho. O rover tem como missão estudar a composição da superfície marciana, mas, desta vez, centrou as suas atenções no céu do planeta para captar novas imagens.

A NASA explica que as imagens, transformadas em duas animações, foram captadas em dezembro do ano passado, durante o 3.325º dia marciano, ou Sol, de missão, através de uma das câmaras de navegação a bordo do rover. Na primeira das aminações é possível observar a sombra deixada pelas nuvens na superfície do planeta à medida que avançam pelo céu.

NASA | Curiosity capta nuvens em Marte NASA | Curiosity capta nuvens em Marte
créditos: NASA/JPL-Caltech/York University

Já a segunda animação demonstra um conjunto de nuvens a flutuar sobre o rover. Segundo a NASA, as nuvens estão a 80 quilómetros de distância da superfície do Planeta Vermelho. A esta altitude as temperaturas são muito baixas, o que leva a crer que as nuvens são compostas por dióxido de carbono em vez de água.

NASA | Curiosity capta nuvens em Marte NASA | Curiosity capta nuvens em Marte
créditos: NASA/JPL-Caltech/York University

Uma vez que as nuvens marcianas são muito ténues na atmosfera do planeta, é necessário recorrer a técnicas especiais para fotografá-las. A NASA indica que são captadas múltiplas imagens de modo a obter um pano de fundo estático. Ao subtraí-lo de cada imagem individual é possível observar depois objetos em movimento, incluindo nuvens e sombras.

O rover Curiosity está em Marte desde 2012, depois de ter sido lançado de Cabo Canaveral em 2011. O pequeno robot já fez várias descobertas relevantes, como a de uma "mega inundação" em Marte  e durante a sua já longa vida no planeta vermelho, com mais de 3.393 dias marcianos (ou Sol) também já teve alguns bugs e pregou sustos aos cientistas da NASA. Nos quase 10 anos de missão já partilhou mais de 890 mil fotos.

Veja algumas imagens do rover Curiosity em Marte