O álbum espacial do telescópio Hubble acabou de aumentar com uma nova imagem repleta de cor e vida. A “pintura” retrata uma região de formação estelar relativamente próxima conhecida como IRAS 16562-3959, que fica na Via Láctea, na constelação do Escorpião, a cerca de 5.900 anos-luz da Terra.

O resultado foi conseguido graças à Wide Field Camera 3 do telescópio, com os detalhes de cor originados por quatro filtros separados. Estes fragmentos finos de material altamente especializado podem deslizar na frente dos sensores de luz do instrumento, permitindo a passagem de comprimentos de onda de luz muito específicos em cada observação, explica a ESA. Tal é útil porque certos comprimentos de onda de luz podem dar informação sobre a composição, temperatura e densidade da região, acrescenta.

No centro da imagem, IRAS 16562-3959 provavelmente abriga uma estrela massiva - cerca de 30 vezes a massa do Sol - que ainda está em processo de formação.

Clique para ver detalhes desta e doutras das melhores “pinturas” do Hubble 

Na nova imagem, as nuvens sombrias parecem escuras porque há muita poeira que obscurece a luz, bloqueando os comprimentos de onda do infravermelho próximo da luz observada pelo Hubble.

A luz infravermelha próxima vaza principalmente em dois lados - no canto superior esquerdo e canto inferior direito - onde um jato poderoso da massiva protoestrela limpou a poeira, descreve a ESA.

Imagens de vários comprimentos de onda, como este novo “quadro” do Hubble, podem ajudar a compreender melhor como se formam as estrelas mais massivas e brilhantes da Via Láctea.