A Microsoft quer democratizar o acesso a dados para ajudar na luta contra as alterações climáticas e anuncia novas parcerias e projetos, incluindo uma expansão do seu Laboratório de Investigação AI for Good para o Egipto e Quénia.

A novidade, anunciada no contexto da 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP27), vai permitir reunir “uma equipa de cientistas de dados em África que irá trabalhar para melhorar a resiliência climática”, explica Juan Lavista Ferres, Chief Data Scientist do programa AI for Good da Microsoft citado em comunicado.

A gigante tecnológica reforçou também a sua parceria com a Planet Labs para a recolha de imagens de satélite de alta qualidade do continente africano que, em combinação com a tecnologia de IA da Microsoft, podem acelerar o desenvolvimento de soluções que permitam mitigar os efeitos das alterações climáticas.

De acordo com dados partilhados pela Microsoft, as alterações climáticas afetam os países de formas diferentes, com as regiões com níveis de desenvolvimento económico e industrial mais baixos, descritas como o Sul Global, a serem mais significativamente impactadas.

Há cada vez mais desastres climáticos. As imagens são impressionantes e a NASA continua a “emprestar” recursos de apoio
Há cada vez mais desastres climáticos. As imagens são impressionantes e a NASA continua a “emprestar” recursos de apoio
Ver artigo

Estes países têm sido desproporcionalmente afetados por eventos climáticos extremos, entre secas, inundações, tempestades e ondas de calor, que agravam outros problemas, como a insegurança alimentar e a pobreza. Estima-se que, entre 2008 e 2018, 2,2 mil milhões de pessoas no hemisfério sul estavam em alto risco climático.

Já estudos elaborados pela tecnológica indicam que existem cinco cientistas de dados no Norte Global para cada um no Sul Global. Há uma lacuna na capacidade dos países do Sul Global de tomarem decisões orientadas por dados e de as transformarem em ações eficazes, afirma a Microsoft.

Para promover projetos que melhorem a resistência climática no continente africano a Microsoft criou o AI Innovation Council, composto por representantes de organizações africanas, de diferentes setores, para identificar os desafios e oportunidades para melhorar a resiliência climática através de dados e IA.

O AI for Good quer impulsionar projetos em todo o Sul Global e, através do laboratório de IA e IoT, fruto de uma parceria com o Governo do Uruguai, será possível apoiar empresas em fase inicial na região.

A Microsoft realça que o acesso a dados é fundamental para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, motivo pelo qual lançou o Global Renewables Watch, que se afirma como um atlas capaz de mapear e medir todas as instalações solares e eólicas em escala real na Terra, recorrendo a IA e imagens de satélite.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.