A sonda indiana Chandrayaan-3 chegou à Lua a 23 de agosto e, depois de ter enviado as primeiras imagens captadas, a missão avança agora na sua exploração do polo sul do satélite natural da Terra.

Através de uma publicação na rede social X (anteriormente conhecida por Twitter), a Organização Indiana para a Investigação Espacial (ISRO, na sigla em inglês), indica que dos três principais objetivos da missão, dois já estão cumpridos.

Depois da aterragem bem sucedida da sonda Chandrayaan-3, o rover Pragyan já começou a avançar pela superfície lunar. De acordo com a ISRO, a 25 de agosto, o rover conseguiu descer a rampa do lander Vikram, percorrendo depois uma distância de oito metros.

Veja o rover Pragyan em ação

O rover terá também ultrapassado o seu primeiro obstáculo, uma cratera com uma profundidade de cerca de 10 centímetros, avança a imprensa local. P Veeramuthuvel, diretor da missão, explica que as operações do rover não são totalmente autónomas e que as primeiras movimentações do Pragyan ficaram marcadas por vários desafios, aos quais a equipa responsável conseguiu dar resposta.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

O terceiro dos objetivos principais passa pela realização de experiências científicas. Segundo a ISRO, o instrumento ChaSTE (Chandra's Surface Thermophysical Experiment), a bordo do lander Vikram, já começou a fazer as primeiras observações.

O instrumento foi concebido para medir o perfil de temperatura da superfície no polo sul da Lua. O objetivo é ajudar os cientistas a perceber o comportamento térmico da superfície lunar, indica a ISRO.

O ChaSTE está equipado com uma sonda, com 10 sensores de temperatura, além de um mecanismo capaz de chegar a profundidades de 10 centímetros sob a superfície lunar. O gráfico partilhado pela ISRO mostra as variações de temperatura registadas pelo instrumento a diferentes profundidades.

Clique nas imagens para recordar a alunagem da Chandrayaan-3

Ao todo, a missão Chandrayaan-3 vai manter-se ativa na superfície lunar durante 14 dias. Recorde-se que, para a Índia, esta missão marca a segunda tentativa, desta vez bem sucedida, de chegar à Lua.

Em 2019, o país preparou-se para lançar a sonda Chandrayaan-2, mas o lançamento acabou por ser cancelado a menos de uma hora. A missão foi retomada no mesmo mês, seguindo para o Espçao a bordo do foguetão GSLV MK-III. No entanto, o lander Vikram perdeu a comunicação com a Terra a pouca distância da superfície da Lua.

Japão cancelou o lançamento de foguetão com sonda lunar devido ao mau tempo
Japão cancelou o lançamento de foguetão com sonda lunar devido ao mau tempo
Ver artigo

Em contraste com o sucesso da missão indiana, a primeira a chegar ao polo sul da Lua, a missão Luna-25 da Rússia acabou por não chegar ao destino planeado. A par da Rússia, o Japão também quer chegar à Lua, no entanto, foi hoje cancelado o lançamento de um foguetão que transportava a sonda lunar SLIM e um novo satélite de observação espacial de raios X, chamado XRISM, devido a más condições meteorológicas.

Se conseguir aterrar na Lua, o Japão será o quinto país do mundo a fazê-lo. Os dados recolhidos pela sonda lunar SLIM serão depois usados no programa Artemis da NASA, que ambiciona levar astronautas à Lua em dezembro de 2025.