Esta madrugada, de quinta para sexta, ocorrerá o último eclipse lunar de 2021, naquele que é o único parcial deste ano. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, este eclipse será visível a partir a partir da Europa Ocidental, mas também no continente americano, Ásia, Austrália e nos Oceanos Atlântico e Pacífico.

Veja algumas imagens que simulam o eclipse da Lua:

“Infelizmente em Portugal continental, o máximo do eclipse não será visível, pois a lua entra na Penumbra pelas 6 horas numa altura em que está bem baixa no horizonte”, refere o Observatório. Nesta ocasião a lua encontra-se na constelação do Touro na direção Noroeste. Após 5 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível. Na Madeira também não será muito fácil observar, apenas durante 23 minutos até entrar na umbra. Apenas nos Açores poderá observar, pois a Lua vai permanecer “escondida” na umbra durante uma hora e 11 minutos até o seu ocaso.

É explicado que apesar de ser considerado parcial, a Terra vai tapar praticamente a sua totalidade, em 97% de sombra. A Lua estará em fase cheia. O fenómeno acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. E o eclipse parcial só ocorre em caso de haver Lua Cheia e a sua passagem pelo seu nodo orbital, refere o OAL.

A NASA diz que este é o eclipse parcial mais longo num milénio, marcando 3 horas, 28 minutos e 23 segundos. Diz que não existe registo semelhante desde o dia 18 de fevereiro de 1440, o qual durou 3 horas, 28 minutos e 46 segundos. E a Agência espacial norte-americana já fez a projeto no futuro, dizendo que só no dia 8 de fevereiro de 2669 vai ser batido o recorde de 3 horas, 30 minutos e 2 segundos. No entanto, refere que no dia 8 de novembro do próximo ano vai ocorrer outro longo eclipse lunar parcial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.