É já amanhã, dia 10 de junho, que vai ocorrer o primeiro eclipse solar de 2021. Na mesma data em que se comemora o Dia de Portugal, ocorrerá um eclipse anular do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

O eclipse anular ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol, mas uma vez que se encontra demasiado afastada da Terra, acaba por não cobrir totalmente o “Astro-Rei”, deixando passar um círculo de luz, conhecido como “anel de fogo”, no momento máximo do fenómeno.

O OAL explica que a sombra da Lua sobre a Terra, que corresponde à região onde o eclipse é anular, percorrerá uma trajetória do nordeste da América do Norte ao nordeste a Ásia. O fenómeno terá uma duração máxima de três minutos e 48 segundos.

O eclipse será visível do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte. O território português ficará na penumbra da Lua, com o fenómeno a ser visível apenas como eclipse parcial. O OAL detalha que, maioria do território nacional, o eclipse será pouco percetível, uma vez que as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira.

Em Lisboa, por exemplo, o eclipse tem o seu início pelas 09h48, passando pelo máximo perto das 10h32 e terminando por volta das 11h21, numa duração total que ronda os 90 minutos. Para saber a hora ideal para observar o fenómeno, seja em Portugal continental ou nas ilhas, consulte as tabelas que se encontram na galeria abaixo.

Clique nas imagens para ficar a conhecer mais pormenores sobre o eclipse

Note que, embora a alteração da luminosidade não seja percetível, não deverá esquecer as medidas de segurança necessárias: nunca deverá observar o sol diretamente sem filtros solares oculares, ou recorrer a “alternativas” como óculos escuros comuns. O OAL dispõe de uma secção no seu website onde poderá consultar todas as medidas a ter em conta.

O local onde se encontra não é o ideal para a observação do fenómeno em todo o seu esplendor? É possível acompanhá-lo através da Internet em transmissões ao vivo como aquela que será feita pelo canal de YouTube da plataforma timeanddate.com, ou ainda do Virtual Telescope Project.

No ano passado ocorreu também um eclipse solar anular em junho, um dia depois do Solstício de Verão, um fenómeno que em Portugal não foi possível observar diretamente. Em dezembro de de 2019 um eclipse com "anel de fogo" foi também visível na Ásia e, em junho, um eclipse solar total revelou também algumas das imagens mais espetaculares do fenómeno, que poderá recordar na galeria que se segue.

Clique nas imagens para recordar o fenómeno

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.