Além de ter feito parte da histórica missão Crew-1 em conjunto com a NASA e de continuar a lançar remessas de satélites “à boleia” do foguetão Falcon 9, a SpaceX continua a empenhar-se no desenvolvimento da Starship, a nave que um dia poderá levar o Homem a Marte. A empresa liderada por Elon Musk vai pôr à prova o protótipo SN8 num teste de voo onde se espera que atinja uma altitude de 15 quilómetros.

Ainda nesta semana, a SpaceX conseguiu realizar um teste bem-sucedido aos motores do protótipo, um procedimento essencial para assegurar que o ambicioso teste de voo corra da melhor forma possível e que foi captado pelo website NASA Spacefight.

Através da sua conta no Twitter, Elon Musk deu a conhecer que entre os objetivos do próximo teste de voo está a verificação do mecanismo de ascensão dos motores, assim como das flaps que foram colocadas ao longo da nave. Embora não indique a data exata da realização do teste, rumores apontam para o dia 30 de novembro.

Recorde-se que em julho o protótipo SN5 da nave voou 150 metros com sucesso e que no mês seguinte a SpaceX repetiu a proeza, mas com o SN6.

Starhopper voltou a “saltar” com sucesso no seu teste mais ambicioso
Starhopper voltou a “saltar” com sucesso no seu teste mais ambicioso
Ver artigo

Ainda em agosto de 2019, o Starhopper, o protótipo do foguetão de testes da Starship, foi o primeiro a dar o “salto”, deslocando-se ao longo de 150 metros sem qualquer contratempo.

Porém, nem todas as fases do desenvolvimento da Starship tiveram o mesmo sucesso. Aliás, quando o primeiro protótipo foi apresentado no início de 2019, Elon Musk acreditava que a nave seria logo capaz de levantar voo dentro de dois a três meses.

Em fevereiro deste ano, o SN1 não conseguiu resistir aos níveis de pressão criogénica de um teste. Um dos tanques do veículo espacial encheu-se de azoto líquido, causando uma disrupção no sistema e uma explosão. Mas, em abril, o SN4 conseguiu ultrapassar com sucesso o teste de pressão criogénica.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.