O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Os físicos do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique apresentaram na revista Advanced Materials uma lente "mágica" que converte raios infravermelhos em luz visível, reduzindo para metade o comprimento de onda da luz incidente.
Durante um espetáculo num planetário, os cientistas norte-americanos descobriram que diversos cometas podem vir em direção à Terra a partir da Nuvem de Oort.
Vista habitualmente com uma companheira galáctica chamada NGC 3501, a galáxia NGC 3507 tem uma estrutura especial, com os seus "braços" espirais a surgirem de uma barra central de estrelas. Uma nova imagem captada pelo Hubble mostra mais detalhes.
Uma tatuagem eletrónica, desenvolvida por investigadores nos Estados Unidos, promete monitorizar a fadiga mental em tempo real para ajudar quem trabalha em profissões stressantes a evitar erros provocados pelo cansaço.
Segundo Elon Musk, o robot Optimus, desenvolvido pela Tesla, vai chegar primeiro a Marte para explorar e preparar terreno para os humanos. O envio de missões tripuladas para o planeta poderá avançar em 2028, mas, primeiro, a SpaceX precisa de melhorar o foguetão Starship.
Em abril, a Blue Origin levou para o Espaço a sua primeira missão só com mulheres. O voo deu que falar, mas não pelos melhores motivos, com várias críticas nas redes sociais. Agora, a empresa prepara uma missão mais discreta.
Portugal entrou há 25 anos na Agência Espacial Europeia (ESA), que na sexta-feira celebra meio século, e desde então o setor espacial português passou de zero para 80 empresas e está "nas mais complexas missões", afirma Ricardo Conde.
Não se sabe se as duas coisas estão ligadas, mas hoje a SpaceX tem mais um teste para o maior e mais poderoso foguetão já construído, que nas últimas experiências acabou por explodir.
Ainda este mês, a China e a Rússia assinaram um acordo para construir uma central nuclear na Lua. A central será usada para “alimentar” uma nova estação lunar, chamada International Lunar Research Station (ILRS), que os dois países querem construir.
A investigação foi conduzida pelo CREMA, com uma equipa internacional de investigadores, onde participaram cientistas portugueses, num projeto onde foi possível medir o núcleo do hélio-3 com uma precisão sem precedentes.
Os dados da missão Cassini ajudaram os investigadores a analisar a atmosfera de Titã, a maior lua de Saturno, que se distingue de outras luas de planetas no sistema solar e identificaram oscilações curiosas. A descoberta vai ter impacto na missão Dragonfly da NASA.
Os investigadores estão a trabalhar em novas composições estruturais das baterias, aumentando a performance, mas ao mesmo tempo tornar os veículos mais leves.
A partir dos telescópios instalados no deserto chileno do Atacama, os astrónomos observaram a interação violenta entre duas galáxias que compararam a uma justa medieval entre dois cavaleiros, com direto a "lanças" e tudo.
O lançamento a 14 de janeiro, a partir do Cabo Canaveral, foi apenas o primeiro passo para a equipa da LusoSpace que se prepara para lançar mais 11 satélites até final de 2026. Por onde anda o PoSAT-2 e o que está a fazer?
A sonda não tripulada Tianwen 2 será lançada este mês e o objetivo é recolher amostras de um asteroide e trazê-las de volta para a Terra. É a primeira missão deste tipo para a China.
O Perseverance chegou a Marte em 2021 e, desde então, continua a sua missão de exploração, recolhendo amostras de rochedos marcianos, mas também documentando as diferentes paisagens por onde passa.
Horas antes do voo de estreia, o Eris, o primeiro foguetão orbital da australiana Gilmour Space, perdeu o seu “nariz”. A startup adiou o lançamento e está a investigar o incidente.
O GSAT0104 foi um dos satélites responsáveis pela primeira determinação de uma localização terrestre feita apenas com satélites Galileo, a alternativa europeia ao GPS, e é o primeiro da constelação a ir para a reforma, num processo que tem várias fases e demorou mais de um ano.
Descritas como um dos objetos mais densos do Universo, as estrelas de neutrões intrigam os cientistas, que continuam a tentar compreender qual é a sua verdadeira composição. Agora, uma equipa da Universidade de Coimbra conseguiu usar machine learning para acelerar o cálculo destas estrelas.
A mais recente edição do programa Horizonte Europa, recém-adotada pela Comissão Europeia, conta com um orçamento superior a 7,3 mil milhões de euros para apoiar a investigação e inovação na UE.
A falha elétrica de 28 de abril que afetou Espanha, Portugal e algumas zonas no Sul de França aconteceu durante o dia, mas quando a noite chegou nem todas as áreas já tinham recuperado a energia. Agora a ESA mostra o impacto visto do espaço.
A Kosmos 482 andou à deriva no Espaço nos últimos 53 anos e, segundo a Roscosmos, terá regressado à Terra a 10 de maio. Embora a agência tenha anunciado que a nave espacial reentrou sobre o Oceano Índico, "mergulhando" sem causar danos, há dúvidas que permanecem.
Um ano depois da tempestade solar Gannon, uma das mais intensas das últimas décadas, as “lições” tiradas continuam a ajudar a NASA na preparação para futuros fenómenos do mesmo género.