O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A chinesa SpaceSail vai começar a operar serviços de satélite no Brasil e está em negociações com mais 30 países. O Project Kuiper da Amazon também está em conversações com Brasília e com o Canadá.
Através de uma técnica no campo da IA, o famoso cão-robot da Boston Dynamics conseguiu correr a uma velocidade de 5,2 metros por segundo. A velocidade máxima “normal” do Spot é de apenas 1,6 metros por segundo.
Além de partilhar uma nova visão para o fim da Estação Espacial Internacional na rede social X, Elon Musk também se envolveu numa discussão (com insultos pelo meio) com o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen a propósito dos astronautas da Starliner "presos" no Espaço.
A ESA e a NASA continuam a monitorizar o caso do asteroide 2024 YR4, após novas observações, atualizaram as suas estimativas sobre a probabilidade de impacto com a Terra. À medida que a probabilidade reduz, a ESA afirma que "se esta tendência continuar, o risco pode chegar em breve aos 0%”.
A NASA atualizou os seus cálculos quanto à probabilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 com a Terra. Segundo a agência espacial, novas observações, feitas após uma semana de visibilidade limitada devido à lua cheia, permitiram recolher mais dados.
Um estudo publicado na revista Nature mostra que o degelo dos glaciares em todo o mundo está a esgotar os recursos regionais de água doce e a fazer com que o nível global do mar suba a taxas cada vez mais rápidas.
A exploração do Espaço é um dos grandes desafios da Humanidade. Mas, à medida que as tecnologias espaciais evoluem, a Inteligência Artificial pode desempenhar um papel importante na ambição de alcançarmos as estrelas, defendeu Stephen Attenborough, da Virgin Unite US, no palco do Building the Future
A Google anunciou hoje a criação de um co-cientista de inteligência artificial (IA) que atua como colaborador virtual para cientistas biomédicos, que conta com parceiros académicos do Imperial College London, Stanford e Houston Methodist.
A análise mais detalhada do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea revelou que o disco giratório de gás e poeira (disco de acreção) que o orbita emite um fluxo constante de explosões sem períodos de descanso.
O Lunar Trailblazer vai orbitar a Lua à procura de água, recolhendo dados que serão importantes para as futuras missões tripuladas ao satélite natural da Terra. A missão vai seguir rumo ao Espaço no dia 26 de fevereiro, com um lançamento a partir do Kennedy Space Center, na Flórida.
Usando dados de sismos repetitivos, cientistas descobriram que o núcleo interno da Terra é menos sólido e está em mudança, abrindo novas perspetivas para compreender os processos internos e os campos térmicos e magnéticos do planeta
A probabilidade continua baixa, mas se 2024 YR4 atingir a Terra, estima-se que possa devastar uma área de cerca de 2.150 quilómetros quadrados - equivalente mais de 20 vezes o tamanho da cidade de Lisboa.
O programa, dirigido pelo Estado, faz parte de um esforço mais amplo de Pequim para contrariar as tentativas dos EUA de conter o progresso tecnológico da China.
Viajar entre Paris e Nova Iorque em três horas? Pode mesmo ser possível em breve, se os planos da empresa que testou com sucesso uma tecnologia que permite fazer voos supersónicos sem o estrondo e os danos que os modelos anteriores não conseguiam evitar, seguirem adiante.
Embora rodeado de muitas dúvidas, Quipu não deixa de ser um marco na exploração do Universo. Classificado como o maior objeto galáctico conhecido, faz 13 mil vezes o comprimento da Via Láctea.
Num novo vídeo partilhado pela NASA é possível ver uma aurora boreal a “dançar” sobre o Canadá numa paisagem salpicada pelas luzes noturnas da região. As imagens, captadas em janeiro, mostram também o nascer do Sol sobre o Oceano Atlântico.
Uma colaboração de astrónomos e telescópios identificou um jato de matéria que se formou quando o Universo tinha 10% da sua idade e que se estende a 200.000 anos-luz de distância, o dobro da Via Láctea.
O Presidente russo, Vladimir Putin, perguntou hoje se a atual tecnologia aeroespacial russa permite que um animal como uma vaca, um coelho ou um gato seja levado a Marte.
Um grupo de investigadores realizou uma simulação inovadora para testar uma teoria com mais de 50 anos, de que o universo poderia estar preso num vácuo falso.
Dois novos estudos, que usaram cruzaram dados das sondas InSight e Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, revelam que o impacto da atividade sísmica causada por meteoroides em Marte é mais profundo do que se pensava, seguiram uma rota muito mais direta e profunda pelo manto do planeta.
Assistentes pessoais com IA capazes de fazer pesquisas, táxis-robot, combustíveis produzidos a partir de óleo alimentar e resíduos industriais, e novos avanços no desenvolvimento de tratamentos para a HIV estão entre as tecnologias que prometem mudar o mundo já este ano.
Pela primeira vez na história da Humanidade, o SPHEREx vai mapear toda a esfera celeste em 102 cores infravermelhas. Se tudo correr como planeado, o telescópio da NASA vai partir para o Espaço no próximo dia 27 de fevereiro à “boleia” de um foguetão Falcon 9 da SpaceX.
A Agência Espacial Europeia anunciou a construção do Argonauta, o primeiro primeiro módulo de alunagem europeu, construído por um consórcio liderado pela empresa aeroespacial Thales Alenia Space. O lançamento está previsto para 2031.
Cientistas de Harvard determinaram os mecanismos químicos através dos quais Marte era capaz de manter calor suficiente nos seus primórdios para sustentar água e possivelmente vida.