O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A nave da Northrop Grumman, com quase 5 toneladas de novas experiências científicas e hardware, já chegou à Estação Espacial Internacional. A Cygnus XL ficará depois “estacionada” no módulo Unity ao longo dos próximos seis meses.
A missão japonesa prevê o encontro espacial com o asteroide 1998 KY26 só para daqui a 6 anos, mas uma análise de astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) mostra agora que a operação pode ser mais difícil do que era previsto.
Devia chegar hoje à Estação Espacial Internacional a Cygnus XL, carregada de material científico, mas um problema no motor principal vai obrigar a um plano B para uma aproximação segura à ISS.
A nova estratégia lançada pela Comissão Europeia centra-se em cinco áreas chave: do reforço do ecossistema europeu de infraestruturas de investigação e tecnologia è atração e desenvolvimento de novos talentos.
O satélite MetOp-SG-A1 ainda está em fase de testes, mas os seus instrumentos vão ajudar a recolher dados essenciais para as previsões meteorológicas globais e para a monitorização do clima. Os primeiros dados e imagens já chegaram à Terra.
A rota espacial em direção à ISS está cada vez mais “concorrida” e, ainda este fim de semana, à medida que uma missão russa já estava em órbita, outra norte-americana estava a preparar-se na Terra para seguir rumo ao Espaço.
Co-fundada por Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, a Neuraspace está a reforçar a posição na área de soluções para a área da defesa, a partir do espaço e com o poder da IA para mais autonomia.
A amostra foi recolhida no ano passado pelo rover Perseverance que "amartou" em 2021 e que já soma um conjunto de descobertas alargado. Agora esta rocha pode confirmar uma ideia antiga, que Marte pode ter suportado vida microbiológica há milhares de milhões de anos.
Tipicamente causadas pela destruição catastrófica de estrelas, as explosões de raios gama são as mais poderosas do Universo. No entanto, uma explosão deste tipo detetada por uma equipa de astrónomos é diferente de tudo aquilo que tinham observado anteriormente.
Em Portugal não foi possível observar o fenómenos na totalidade, mas ontem o eclipse da Lua manteve muitas pessoas em várias partes do mundo de olhos no céu.
O céu noturno prepara-se para receber um novo espetáculo. Em Portugal, observar a Lua totalmente "mergulhada" na sombra da Terra será mais complicado, mas ainda será possível acompanhar parcialmente o fenómeno e até seguí-lo online: veja como.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu músculos artificiais, ou atuadores, que funcionam em diferentes tipos de robots, adaptando-se ao contacto com o meio que os rodeia.
Setembro promete ser um mês “em cheio” para os entusiastas da observação astronómica, incluindo dois eclipses e várias oportunidades para ver planetas como Saturno, Neptuno e Júpiter no céu noturno.
Através da Solar Orbiter, uma equipa de investigadores conseguiu identificar a origem de duas categorias diferentes de eletrões energéticos emitidos pelo Sol. Como realça a ESA, a descoberta é particularmente importante para a compreensão do clima espacial e para a previsão de fenómenos perigosos.
Localizada a 3.400 anos-luz de distância na constelação de Escorpião, a Nebulosa da Borboleta é uma das nebulosas planetárias mais bem-estudadas na nossa galáxia e a comunidade científica acaba de ganhar uma nova perspetiva graças ao telescópio espacial James Webb.
Além do telescópio James Webb, o observatório espacial SPHEREx também observou o misterioso "visitante" interestelar, dando aos investigadores uma nova perspetiva acerca da sua estranha composição.
Depois de alguns adiamentos, o décimo voo da Starship decorreu com sucesso, sem explosões, cumprindo os objetivos de colocar uma carga de satélites em órbita.
Além de comida e equipamentos para os astronautas, a nova missão de reabastecimento, que está prestes a chegar à ISS, conta com várias experiências científicas que incluem, por exemplo, células estaminais, implantes médicos e materiais para imprimir cubos metálicos em 3D.
Uma nova investigação revela que cerca de 16 milhões de quilogramas de poeira e rochas foram expelidos do asteroide Dimorphos após o impacto com a sonda DART. A nuvem de detritos acabou por dar ao asteroide um “empurrão” ainda mais forte do que o choque direto com a própria sonda.
Através do telescópio espacial James Webb, uma equipa de investigadores identificou uma nova lua que orbita Urano, aumentando o número de satélites naturais do planeta para 29.
Desde o início de agosto que Portugal está em estado de alerta por causa de uma vaga de incêndios que tem avançado em várias zonas do país. Se as mais recentes imagens de satélite já ilustram a escala da destruição, dados do programa europeu Copernicus permitem compreender o impacto nas emissões de
À medida que o foguetão New Glenn se prepara para o seu segundo voo, a Blue Origin quer ir mais além na colaboração com a NASA nas missões a Marte e, recentemente, anunciou novos planos para criar uma rede de comunicações entre a Terra e o Planeta Vermelho
Uma equipa de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) desenvolveu um novo modelo de Inteligência Artificial concebido para agilizar a verificação de factos de conteúdos digitais e ajudar os jornalistas a combater o fenómeno da desinformação online.
Recentemente, a cápsula Orion fez uma curta (mas importante) viagem antes de ser integrada no foguetão Space Launch System, acompanhada por novos treinos da tripulação que seguirá abordo da missão Artemis II.