O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Já em 27 de julho, mesmo antes do final do mês, os cientistas tinham considerado "extremamente provável" que este fosse o mês mais quente de que há registo, no conjunto de todas as estações.
Para viver na Lua ou em Marte, vai ser preciso um sistema de ar condicionado que possa funcionar a longo prazo em gravidade reduzida a temperaturas centenas de graus acima ou abaixo das existentes na Terra.
A Rússia vai retomar na sexta-feira o programa lunar que interrompeu em 1976 com o lançamento da estação espacial Luna-25, anunciou hoje a agência espacial russa Roscosmos.
O Aeolus acabou por reentrar sobre a Antártida, com a maior parte do satélite a arder durante este processo. De acordo com dados da ESA, os fragmentos que restaram poderão ter caído nesse território seis minutos depois da entrada na atmosfera.
Pedro Gouveia e a sua equipa estão a desenvolver no Centro Champalimaud tecnologias imersivas combinadas com Inteligência Artificial para o tratamento de cancro da mama. O cirurgião acredita que há uma ligação virtuosa entre a inovação e investigação e quer criar um dispositivo médico para reduzir a
Os projetos de investigação na área do cancro de mama já recorrem a tecnologias avançadas para dar aos cirurgiões mais informação na cirurgia mas também novas opções às doentes. O projeto MetaBreast e o Digital Surgery Lab na Fundação Champalimaud estão a criar o bloco operatório do futuro e vão ter
Uma equipa internacional de cientistas descobriu um exoplaneta invulgar, do tamanho de Júpiter, que poderá ajudar a aprofundar a compreensão da formação planetária.
O modelo de IA geoespacial da IBM tem como objetivo acelerar as descobertas relativas às alterações climáticas, na análise de dados de satélite da NASA.
Um satélite, uma frota de aeronaves, laboratórios sobre rodas, balões meteorológicos e centenas de cientistas integram a campanha de verão da NASA destinada a observar a qualidade do ar e os níveis de poluição com detalhes sem precedentes.
Os instrumentos do Euclid registaram as suas primeiras imagens. Embora de teste, os resultados são considerados “fascinantes” pela ESA, mostrando que o telescópio espacial vai atingir os objetivos científicos para os quais foi criado e possivelmente ir muito mais além.
A Airbus e a Voyager Space anunciaram hoje a criação de uma empresa conjunta que vai desenvolver e operar o Starlab, um projeto previsto para suceder à Estação Espacial Internacional (EEI).
A 19,9 mil milhões de quilómetros de distância, a nave Voyager 2 não está a receber os comandos da equipa da NASA nem a enviar os habituais dados registados no espaço para a Terra.
A tinta criada pela equipa de cientistas é feita à base de hidrogel e contém fibras de gelatina que dão a células musculares a possibilidade de se alinharem e replicarem batimentos cardíacos humanos.
O veículo de exploração da NASA encontra-se agora na formação delta na Cratera de Jezero, um lago seco que os cientistas acreditam haver uma boa hipótese de serem encontradas provas de vida antiga.
O ponto de Lagrange 2, que é também a "casa" do telescópio espacial James Webb e do satélite Gaia, vai dar à missão Euclid a oportunidade de ter uma visão clara do Espaço profundo.
Os dados ainda são provisórios mas o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior indica que os resultados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional de 2022 apontam para um novo recorde de 4.134 milhões de euros de investimento em I&D no ano de 2022.
A ESA confirmou o sucesso da última manobra de reentrada realizada pela equipa de operadores. De acordo com os seus cálculos, o satélite já terá reentrado na atmosfera terrestre.
Perante os testemunhos de três ex-membros das forças armadas, que partilharam detalhes sobre a existência de alegados programas militares secretos, assim como de encontros com objetos não identificados, o Congresso dos Estados Unidos pede ao Governo do país que partilhe dados sobre OVNIS.
O mês de julho de 2023 deverá ser o mês mais quente alguma vez registado, depois de junho também ter batido recordes de calor, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus.
Atualmente, os operadores da missão estão na segunda fase do processo de reentrada assistida e vão realizar um conjunto de quatro manobras para fazer com que o satélite Aeolus desça até uma altitude de 150 quilómetros.
A Grécia registou as emissões de carbono provenientes dos incêndios mais elevadas das últimas duas décadas para o mês de julho, informou hoje o observatório europeu Copernicus, quando o país continua a braços com vários fogos ativos.