O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
De acordo com Sean Duffy, administrador interino da NASA, a empresa de Elon Musk está atrasada no desenvolvimento da Starship, o que leva a agência a ter de considerar opções para a Artemis III. "Vou deixar que outras empresas concorram com a SpaceX, como a Blue Origin”, afirmou o responsável.
Além dos cometas C/2025 R2 SWAN e C/2025 A6 (Lemmon), que fazem passagens perto do nosso planeta nos dias 20 e 21 de outubro, a chuva de estrelas das Oriónidas atinge o seu pico esta semana, numa oportunidade a não perder para os apreciadores de observações astronómicas.
A nova Agência para a Investigação e Inovação arranca no papel a 1 de janeiro de 2026, mas só meses mais tarde terá orçamento para funcionar, que será plurianual a cinco anos.
Através de dados recolhidos ao longo de 11 anos pela constelação de satélites Swarm da Agência Espacial Europeia (ESA), uma equipa de investigadores descobriu que a zona mais fraca do campo magnético da Terra cresceu significativamente desde 2014.
Joel Mokyr foi galardoado pelo seu trabalho no “progresso tecnológico sustentado” e Philippe Aghion e Peter Howitt distinguidos pela teoria do crescimento baseado na "destruição criativa", com o Prémio Nobel da Economia.
É mais um passo da SpaceX na direção da missão que em 2027 vai levar astronautas da NASA de volta à Lua, e mais tarde a Marte. A Starship concluiu mais um teste com sucesso e os vídeos mostram imagens impressionantes do seu poder de fogo e do mergulho no Oceano Índico.
Há novos avanços no chip neural da Neuralink, que ajuda pacientes com problemas motores a realizarem tarefas normais. No mais recente relato, um paciente da doença Esclerose Lateral Amiotrófica utiliza a mente para levar a colher e a bebida à boca durante a refeição.
A missão europeia, que conta com participação portuguesa, avança agora para uma ronda de testes rigorosos que vão simular a experiência de lançamento e prepará-la para as condições árduas do Espaço.
Com um nível de detalhe impressionante e cores realistas, as imagens captadas pelo instrumento METimage, integrado no satélite MetOp-SG-A1, vão ajudar os serviços meteorológicos a disponibilizar previsões mais precisas e alertas mais rápidos.
Além da monitorização da disfunção sistólica ventricular esquerda (LVSD) do coração, a tecnologia de wearables da Samsung tem avançado para a construção de uma interface avançada de computação cerebral.
Ao contrário de outras chuvas de meteoros, que atingem o seu pico durante a madrugada, a das Dracónidas vai brilhar no céu logo depois do anoitecer, se as nuvens deixarem. Há ainda a possibilidade de o número de meteoros visíveis por hora ser maior do que o esperado.
Os três cientistas que venceram a edição deste ano do Nobel da física fizeram descobertas com impacto no futuro da tecnologia quântica e da computação.
No início do mês, o cometa 3I/ATLAS fez uma passagem a cerca de 30 milhões de quilómetros de Marte, na sua maior aproximação ao Planeta Vermelho, e várias missões da ESA e NASA aproveitaram para observar o misterioso “visitante” interestelar.
Além de uma superlua cheia, o início de outubro fica marcado pela chuva de estrelas das Dracónidas sendo possível observar até 10 estrelas cadentes por hora. Mas há mais fenómenos para acompanhar no céu noturno este mês.
Já há vários anos que os cientistas se questionam se Enceladus, a lua gelada de Saturno, poderá abrigar vida extraterrestre. Agora um estudo recente, onde foram analisados dados da missão Cassini, dá mais força a essa teoria.
Em setembro, o projeto Astronomy Picture of the Day da NASA deu destaque a dois registos espaciais captados por portugueses, com fotos de José Rodrigues, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e do entusiasta de astrofotografia João Yordanov Serralheiro.
O cometa 3I/ATLAS foi descoberto em julho e, desde então, todos os olhos estão postos neste misterioso visitante interestelar. Agora, o cometa vai fazer uma passagem por Marte e várias missões da NASA e da ESA estão preparadas para o observar e recolher novos dados.
O Cha 1107-7626 é um planeta errante e os astrónomos calculam que está a consumir gás e poeira do meio que o rodeia a uma taxa de seis mil milhões de toneladas por segundo.
De um total de 2.784 candidaturas avaliadas na mais recente edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT, 400 investigadores foram selecionados. 56% dos candidatos que avançam são mulheres e 30% das candidaturas correspondem a investigadores de nacionalidade estrangeira.
Observações feitas com o telescópio James Webb permitiram obter as primeiras medições diretas de um disco onde poderão estar a formar-se luas em torno de um exoplaneta de grandes dimensões. A descoberta poderá ajudar os astrónomos a compreender melhor como as luas de Júpiter se formaram.
Um novo estudo sugere que o hemisfério norte está a escurecer e a refletir menor radiação solar do que o sul. A mudança no equilíbrio entre hemisférios poderá afetar circulação geral da atmosfera e o clima, indicam os investigadores.
A SpaceX está a planear um novo voo com a Starship com o objetivo de colocar o primeiro estágio do foguetão em órbita. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos ainda está a avaliar as rotas propostas, mas já avançou que podem causar perturbações prolongadas no tráfego aéreo.
Técnicos de segurança da NASA têm duvidas que a Starship da SpaceX consiga ultrapassar com sucesso todas as fases de testes a tempo de levar astronautas a pisar a Lua em 2027. Já a segunda fase da missão pode até ser antecipada.
Através do telescópio James Webb, investigadores fizeram uma descoberta inesperada na atmosfera de Saturno. Os cientistas avançam que, até à data, nunca tinham observado algo semelhante e ainda não existem muitas certezas sobre o que causa este fenómeno.