O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Após dois meses "estacionada" na Estação Espacial Internacional e com o retorno dos dois astronautas que transportou em suspenso, a cápsula Starliner até já obrigou a NASA a adiar a missão Crew-9 da SpaceX.
Civilizações extraterrestres avançadas serão difíceis de detetar porque podem ter requisitos de energia modestos. Ou tecnologia e estilos de vida muito diferentes dos nossos.
Conhecida por mapear estrelas, a missão Gaia revelou uma aptidão surpreendente: identificar luas em redor de asteroides “solitários”, quase duplicando o número de asteroides binários e mostrando que o espaço ainda guarda muitos segredos.
Uma equipa internacional de astrónomos identificou uma bolha de plasma como a origem da emissão persistente observada em algumas das chamadas explosões de rádio rápidas, um dos eventos cósmicos mais energéticos e desconhecidos do universo.
Há dez anos, a Rosetta chegou ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, transformando o conhecimento destes objetos e revelando peças importantes do puzzle do Sistema Solar. O desenvolvimento das missões espaciais mudou com esta viagem, havendo um antes e um depois do acontecimento que ficou na história.
A constelação de satélites Copernicus Sentinel-2 observou plumas de dióxido de azoto provenientes de centrais elétricas. É um avanço significativo na monitorização da poluição atmosférica, diz a ESA.
Em julho as escolhas para fotografia do dia da NASA recaíram sobre momentos históricos, como a primeira alunagem, em 1969, ou a viagem da Voyager 1 que, ao chegar aos limites do sistema solar fotografou o momento. Ilustrações complexas recriando a história do Universo ou os exoplanetas já descoberto
A missão da ESA tem duas manobras inéditas a realizar nos próximos dias e a sonda Juice prepara-se para mais um momento relevante da sua abordagem ao planeta Júpiter. A aproximação é comparada ao desafio de apanhar três comboios expresso consecutivos.
A humanidade começa a usar a partir de hoje o "cartão de crédito ambiental", tendo esgotado os recursos do planeta disponíveis para este ano, alerta a organização internacional "Global Footprint Network". Portugal esgotou os seus próprios recursos muito mais cedo, este ano a 28 de maio.
A Meta partilhou a investigação realizada para chegar ao SAM 2 numa abordagem de ciência aberta. A comunidade de IA pode agora explorar a solução para encontrar novas capacidades e casos de utilização. Muitos curiosos já estão a experimentar e a partilhar vídeos nas redes sociais.
Os céus noturnos têm sido mais brilhantes esta semana, com três chuvas de meteoros ativas. Hoje ainda consegue ver o pico do rastro dos meteoros Alpha Capricórnio.
Depois de várias peripécias, e alguns falhanços, o foguetão Ariane 6 cumpriu este mês a primeira missão com sucesso, colocando vários nanosatélites em órbita, entre os quais o português ISTSat-1. A ESA mostra agora em vídeo o processo de montagem que decorreu nos últimos meses.
O projeto europeu VR2Care, coordenado pelo INESC TEC, utilizou o financiamento de 2,2 milhões de euros do programa H2020 para desenvolver soluções para promoção de atividades físicas e socialização entre os mais velhos. Terminado o projeto, algumas das ideias testadas já estão à venda.
Investigadores do Instituto Italiano de Tecnologia desenvolveram um cão-robot-aspirador para apanhar beatas das praias de Génova. Lento, mas eficaz, não se cansa como as pessoas. Veja o vídeo do VERO em ação.
O rover Perseverance da NASA encontrou uma rocha 'intrigante' na superfície de Marte, que pode ter alojado vida microbiana há milhares de milhões de anos, segundo dados divulgados na sexta-feira pela agência espacial norte-americana.
Quase dois meses depois do início de uma missão que devia durar apenas alguns dias, a NASA e a Boeing ainda não têm data para o regresso da Starliner e dos seus dois tripulantes, que se encontram na Estação Espacial Internacional (ISS).
O nanosatélite português, que foi lançado a 9 de julho, está em órbita e funcional e a equipa do Instituto Superior Técnico está atenta aos sinais, que ainda são fracos, mas que podem ser "ouvidos" quando passa sobre Oeiras, especialmente à noite.
Pedro Almeida desenvolveu um jogo que tira partido das capacidades de um robot social de assistência para estimulação cognitiva de idosos. Já foi testado com sucesso em 14 idosos da Cáritas Diocesana de Coimbra.
O novo relatório anual sobre o ambiente espacial da ESA revela que entre lançamentos e devoluções à Terra, o saldo de objetos em órbita é positivo. São cada vez mais objetos no espaço que podem desencadear acidentes entre satélites ou até criar problemas à exploração espacial por seres humanos.
O rover Curiosity da NASA passou sobre uma rocha e partiu-a, fez marcha-atrás e observou melhor, revelando cristais amarelados nunca vistos em Marte. É enxofre puro.
Inicialmente prevista uma estadia de uma semana na ISS, os dois astronautas estão há mais de um mês à espera de luz verde para regressar a casa. Ainda pode demorar mais algumas semanas até se concluir a investigação das causas das falhas no motor da Starliner durante a viagem de teste.