O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Gianluca Masi, astrónomo do Virtual Telescope Project, conseguiu captar o módulo do Falcon 9 da SpaceX à medida que se movimentava pelo Espaço, em rota de colisão com a Lua. À medida que avança pelo Espaço, o destroço deixará de ser visível a partir da Terra e hoje é o último dia em que poderá ser o
A União Astronómica Internacional criou um centro dedicado à proteção do céu noturno das interferências das constelações de satélites como a Starlink e OneWeb.
Elvira Fortunato, Cecília Roque, Manuela Gomes e João Barata vão receber bolsas do Conselho Europeu de Investigação, no valor total de 600 mil euros, por projetos ligados à eletrónica sustentável, ao cancro e à engenharia de tecidos.
Depois de ter prolongado a vida da ISS por cerca de 10 anos, a NASA começou a detalhar os planos do seu regresso à Terra, para se despenhar no Oceano Pacífico.
Os óculos de realidade aumentada HoloLens 2 afirmam-se como uma porta de entrada para o futuro da Medicina e, durante a edição de 2022 do Bulding the Future, foi feita uma demonstração da tecnologia, realizada entre Lisboa e Oslo.
Com um diâmetro de 1,2 km, o asteroide 2020 XL5 é o maior dos dois asteroides da Terra já identificados. Chegou há 600 anos e vai acompanhar o nosso planeta em redor do Sol nos próximos quatro milénios.
Desenvolvido por investigadores norte-americanos, o sistema smaRT-LAMP, composto por um smartphone, uma aplicação e um kit de teste próprio, permite obter resultados em cerca de 25 minutos, conseguindo detetar e diferenciar entre COVID-19 e gripe.
Os cientistas afirmam que a hibernação dos astronautas durante as viagens a Marte pode reduzir custos com a nave e manter a tripulação saudável no longo caminho para o planeta vermelho.
A última tentativa foi realizada neste domingo, sendo abortada a 33 segundos do lançamento devido à presença de um barco cruzeiro na área da base espacial.
Energia e os transportes estão no centro do Cluster 5, o programa que permitiu a 17 entidades nacionais verem as suas propostas de programas de investigação aprovadas e financiadas. Vão agora trabalhar em soluções que ajudem a promover a sustentabilidade, com diferentes motes e métricas.
Após vários anos de investigação, foi possível criar uma nova imagem panorâmica de um fenómeno que intriga os cientistas há décadas, revelando perto de mil fios misteriosos que se estendem por quase 150 anos-luz, organizados num estranho padrão, no centro da Via Láctea.
O Centro de Controle de doenças europeu divulgou o mapa desta quinta-feira, mostrando a Europa Ocidental totalmente a vermelho, representando mais de 500 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes.
A passagem mais próxima da Terra já aconteceu há mais de um mês mas os cientistas e investigadores ainda não desistiram de fotografar o cometa Leonard, com resultados aprimorados pelos instrumentos disponíveis. E "provaram" o seu sabor.
Os astrónomos fizeram os cálculos e a colisão com a Lua com o que resta de um dos foguetões Falcon 9 de Elon Musk, que estava em "órbita caótica", é inevitável. O fenómeno não vai poder ser visto da Terra, porque será no "lado oculto" do satélite natural.
Foi mais um passo crucial para a missão do supertelescópio James Webb, a correção da trajetória para a órbita final, que é o ponto de observação escolhido pelos cientistas para recolher dados inéditos.
A Comissão Europeia defendeu hoje que a União tem de reclamar "sem ingenuidades" o seu lugar no Espaço, assumindo que é uma área estratégica para a defesa e que terá prioridade este ano.
Se uma pedra inesperada já causa incómodo na Terra imagine em Marte. O Perseverance deparou-se com alguns "intrusos" rochosos no seu interior que estavam a impedir o correto armazenamento de amostras, mas as medidas tomadas pela NASA parecem ter surtido efeito.
A NASA fez alterações no calendário, referindo preparações adicionais na nave espacial e tráfego em torno da ISS, sugerindo outro voo espacial nesse mesmo período de tempo.
A equipa da NASA explica que vai dar início às operações para ajudar o telescópio a chegar ao local correto, acionando os seus propulsores, no próximo dia 24 de janeiro, para que consiga chegar ao ponto L2 Lagrange.
Este indicador do Doomsday Clock é usado para ilustrar a vulnerabilidade do mundo a uma catástrofe oriunda das armas nucleares, alterações climáticas e tecnologias disruptivas em outros domínios.