O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A missão que vai testar o regresso do Homem à Lua está pronta para partir e a NASA confirmou que a tempestade de relâmpagos de ontem não causou danos no foguetão SLS nem na nave Orion.
Depois de diversos adiamentos, os mais recentes testes renovaram a confiança da empresa em começar os primeiros testes tripulados no início do próximo ano.
O James Webb pôs em prática as suas capacidades espectroscópicas para identificar, pela primeira vez de forma inequívoca, a presença de dióxido de carbono na atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar.
Um novo estudo mostra que quem passa 3h30 diárias em frente à televisão aumenta em 20% o risco de demência, ao contrário de quem passa uma hora diária no PC, em lazer, que pode diminuí-lo.
Será um prémio em Ciências do Mar, no valor de 2.500 euros, para o primeiro classificado, e um prémio em Geociências, no mesmo valor, que representam as duas grandes especialidades de Frederico Machado.
O Ingenuity voltou esta semana a voar para que a equipa da NASA pudesse verificar os sinais vitais do pequeno helicóptero que já superou largamente as expectativas dos seus criadores.
A Terra está prestes a ser afetada por uma nova tempestade solar, que decorre da atividade regular do Sol e que pode causar alguns problemas em equipamentos tecnológicos, mas também permitir a observação de mais auroras boreais.
A agência espacial norte americana quer multiplicar a capacidade de processamento atual em cerca de 100 vezes e selecionou a Microchip Technology para desenvolver um novo modelo de processamento.
Foi a bateria do fato espacial do cosmonauta Oleg Artemyev que fez com que os trabalhos de instalação na Estação Espacial Internacional fossem interrompidos. O alerta ainda gerou preocupação mas a situação foi resolvida.
O foguetão que vai garantir o regresso de astronautas à Lua, o SLS, chegou hoje à plataforma de lançamento para o primeiro voo de teste, sem tripulação, agendado para 29 de agosto.
O Very Large Telescope (VLT) do ESO observou a galáxia NGC 7727 que resulta de uma colisão cósmica e que tem no seu centro um par de buracos negros que são os mais próximos alguma vez descobertos.
500 estruturas foram afetadas pelos incêndios na Covilhã e 93 casas destruídas. Portugal é considerado o terceiro país com maior área ardida no balanço provisório da União Europeia.
Segundo Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA, as negociações com a empresa espacial de Elon Musk estão ainda numa fase muito inicial e têm em vista uma solução temporária.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destacou o aumento de cerca de 44 milhões de euros para entregar no próximo ano, correspondendo a um crescimento do valor de 3,7% face ao ano passado.
Ao todo, o Perseverance já recolheu 13 das 38 amostras previstas, incluindo uma da atmosfera do Planeta Vermelho. Se tudo correr como planeado, espera-se que as amostras cheguem à Terra em 2033.
Nas situações de incêndios florestais, a evacuação das pessoas implica diversos fatores e o projeto Evacuar Floresta, que conta com uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra procura introduzir melhores meios técnicos no processo de evacuação de emergência.
A primeira sonda lunar da Coreia do Sul partiu esta madrugada de Cabo Canaveral, na Flórida, constituindo um marco nas ambições espaciais de Seul, que pretende enviar uma nave espacial à Lua até 2030.
O booster da New Shepard aterrou como planeado, seguindo-se o regresso da cápsula com a tripulação, com o primeiro turista espacial português a bordo. A aterragem auxiliada por para-quedas foi bem sucedida, completando com sucesso o sexto voo suborbital da Blue Origin.
Portugal foi o nono país da União Europeia (UE) que, em 2021, mobilizou menos dotações governamentais para investigação e desenvolvimento (I&D), o equivalente a 75,6 euros por pessoa, abaixo da média comunitária de 244,3 euros
A menos de um mês do lançamento da Artemis I, a NASA dá a conhecer de que forma é que decorrem os preparativos finais, na primeira de duas conferências dedicadas à temática. O segundo briefing está marcado para o próximo dia 5 de agosto.
O projeto decorre numa universidade da Coreia do Sul e partiu da criação de uma tinta que não agredisse os tecidos humanos e que pudesse funcionar com um circuito elétrico impresso na pele.