A Apple está a considerar associar-se à Partnership on AI, uma organização sem fins lucrativos estreada em setembro do ano passado e na qual nomes sonantes como Microsoft, Amazon, Google, Facebook e IBM pretendem convergir as suas capacidades e conhecimentos para agilizar e fortalecer os desenvolvimentos e investimentos na Inteligência Artificial.

As informações que apontam para a entrada iminente da Apple neste consórcio não são oficiais, tendo sido reveladas à Bloomberg por fontes não identificadas que, alegadamente, têm conhecimento do processo de adesão.

Escreve o site noticioso que, apesar de ter dado um passo bastante importante na esfera da Inteligência Artificial com a introdução da Siri em 2011, a marca da maçã tem vindo a perder terreno e está agora “na sombra” de rivais como a Google ou a IBM.

Além de mostrar uma disponibilidade para cooperar com empresas concorrentes em prol do desenvolvimento de um ramo da tecnologia que tem cada vez mais impacto no mundo, esta aliança, a verificar-se, será também uma prova de que a Apple está empenhada numa maior abertura do seu software.

Há que ter em atenção o facto de a marca da maçã ser caracterizada por um forte protecionismo e secretismo face às suas tecnologias. Mas parece que isso pode estar a mudar.