![“Constelação” de satélites Galileo vai receber quatro novas “estrelas”](/assets/img/blank.png)
O programa Galileo é um “puzzle” que está a ser montado desde 1999 numa parceria entre a ESA e a Comissão Europeia, com um orçamento estimado em mais de 10 mil milhões de euros. Embora apenas esteja completamente operacional em 2020, desde este ano que todos os automóveis vendidos na Europa terão de ter um sistema de navegação e sistema de chamadas de emergência integrados alimentados pelo Galileo.
Amanhã, a ESA vai lançar quatro novos satélites para o espaço, depois de meses de preparação. Estes serão projetados no foguetão Ariane 5, a partir da base espacial da Europa, em Kourou, na Guiana Francesa. A missão pode ser acompanhada em direto a partir do site da NASA, manhã dia 25, a partir das 12:00 (hora de Lisboa), com a descolagem prevista para o 12:25. Às 14:50 começam as manobras de separação e configuração dos satélites no espaço.
Os quatro novos satélites (23-26), que irão orbitar a Terra a cerca de 22 mil quilómetros de altura, vão juntar-se à família Galileo que fica composta por 26 membros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários