O stand da PlayStation Portugal foi um dos principais espaços a visitar durante o MEO XL Games, uma área totalmente dedicada ao seu mais recente lançamento exclusivo, Marvel’s Spider-Man 2. A ativação contou com diversos elementos inspirados no jogo, nomeadamente cenários com atividades da feira popular que pode interagir na aventura, incluindo o arremesso de bolas a latas, testes de força usando um martelo para fazer tocar o gongo e outros.
O espaço tinha também cerca de 30 postos de experimentação não apenas do jogo do aracnídeo, como outros lançamentos recentes, desde simuladores com Gran Turismo 7, assim como Horizon Forbidden West e God of War Ragnarok. Os visitantes também podiam pousar para as fotos nos espaços com o super-herói, as estátuas da personagem e ainda as edições de colecionador do jogo e da PlayStation com os temas deste jogo.
Veja na galeria imagens do MEO XL Games:
Na azáfama do evento, o SAPO TEK encontrou Sandra Páscoa, diretora de marketing da PlayStation Portugal, naquela que foi a primeira vez que a empresa participa num evento de gaming desde o início da pandemia. A última vez foi no Moche XL Games World em 2019 no Altice Arena. “Estamos muito felizes por estar no MEO XL Games 2023 com uma ativação exclusiva Marvel’s Spider-Man 2, por ter sido lançado agora no dia 20 de outubro, não apenas com postos de jogo, mas todo um stand interativo, como o laboratório do Dr. Connor, a parte da Oscorp e do simbionte e a representação de Coney Island que tem oferecido muitas gargalhadas aos visitantes”.
Sandra Páscoa destaca ainda que as imponentes estátuas do Spider-Man Peter Parker e Miles Morales que serviram como spot para os visitantes tirarem fotos e selfies, “apenas existem dois sets destes em toda a Europa e conseguimos trazer um par para estar presente neste Moche XL Games”. Para a empresa, isso é o sinal do compromisso com o evento e a felicidade em estar no norte do país com os fãs da PlayStation, onde as expetativas eram elevadas.
Sobre a nova estratégia de eventos, refere que a pandemia mudou muita coisa, e a empresa diz que aprendeu a fazer outro tipo de ações, com o objetivo de manter o compromisso de estar sempre próximo do consumidor. Ao longo dos últimos anos, a PlayStation Portugal foi experimentando outras formas de comunicar com os consumidores, privilegiando os seus meios próprios e a criação de conteúdo feito em português de Portugal a pensar na comunidade do país. Mas todos os eventos passam a ser pensados caso a caso, mediante os lançamentos previstos, com formas divertidas de interação, além dos habituais postos de jogo. Acredita que é o contacto com o público é muito importante e existe um esforço nesse sentido.
Traçando o momento da PlayStation, Sandra Páscoa diz que em 2023 as consolas foram progressivamente chegando às lojas, depois da crise dos processadores que ditou a escassez de produtos eletrónicos durante a pandemia. E no caso da PS5 praticamente desde o seu lançamento no final de 2020. “Ao dia de hoje, estamos muito confiantes que esta campanha de Natal, que começou agora, vai ser a melhor campanha de sempre da história da PlayStation. Temos muitas consolas nas lojas, disponível para qualquer consumidor que queira adquirir para o Natal”.
Afirma ainda que o stock está reposto, num momento em que chega em exclusivo o Marvel’s Spider-Man 2, juntando-se aos mais de 2.500 jogos disponíveis na plataforma PS5, reforça a diretora de marketing da PlayStation Portugal. Só o jogo do aracnídeo foi o exclusivo da plataforma que mais vendeu, “tendo chegado aos 2,5 milhões de unidades vendidas em 24 horas, é absolutamente incrível”.
Este novo título é referido como um compromisso da PlayStation lançar grandes exclusivos para a sua plataforma. Além disso aponta o compromisso com a inovação, destacando o lançamento do PS VR2 no início do ano, o PlayStation Portal no dia 15 de novembro, prometendo para o dia 6 de dezembro o Access Controller e os earbuds Pulse Explore para dezembro. “Tudo propostas de inovação para o ecossistema PlayStation 5, fatores que acreditamos que vão fazer a diferença e que nos permitem ter esta como a melhor campanha de Natal de sempre”.
Questionada sobre o lançamento do modelo Slim, que tinham começado a chegar primeiro aos Estados Unidos, Sandra Páscoa diz que as mesmas já podem ser encontradas no mercado português, tendo inclusivamente visto algumas à venda em lojas no Porto durante a sua estadia para o evento de gaming. A Sony não considera a necessidade de haver um lançamento oficial do novo modelo, mas os consumidores vão começar a ver mais modelos Slim nas lojas, naquilo que considera ser uma transição normal do “SKU”. Explica ainda que a chegada e substituição dos novos modelos Slim pelos antigos é algo feito gradualmente e de forma orgânica, com eventos como o Black Friday, com desconto de 120 euros, a darem uma ajuda no escoamento das consolas antigas das prateleiras.
Sobre o lançamento do periférico Portal, que muitos jogadores apontaram a falta de ambição à Sony em entregar uma verdadeira consola portátil, recordando os tempos da PSP e Vita, em que a fabricante explorou este mercado, a PlayStation Portugal parece estar satisfeita com a receção do mesmo. Salienta o trabalho da imprensa especializada em ajudar a explicar aquilo que é este periférico faz. “Este é um dispositivo de reprodução remota, não é uma consola portátil. E é algo que sentimos que havia um grupo de jogadores que necessitava de um periférico como este”. As críticas têm sido positivas de quem já experimentou o equipamento, assim como o público em geral.
Veja na galeria imagens do Portal:
Um pouco por todo o mundo tinha sido reportando que o periférico Portal estava esgotado, sobretudo nesta época de Black Friday e Cyber Monday. Mas Sandra Páscoa diz que é um movimento natural quando há novidades lançadas. Com um lançamento global, existem algumas unidades colocadas no mercado e espera ver o que vai acontecer, mas está otimista que os stocks venham a ser repostos nas prateleiras nas próximas semanas.
Não se poderia acabar a entrevista sem falar na saída, prevista para os próximos meses, do líder da PlayStation, Jim Ryan. “O Jim Ryan é alguém que está há muitos anos na PlayStation, é uma das personalidades-chave daquilo que é a história da empresa. E sai com o legado de ter lançado uma PlayStation 5 em plena pandemia com um sucesso incrível. E alguém com quem tive o prazer de trabalhar e conhecer pessoalmente e vai deixar saudades, mas é como tudo na vida”. Destaca ainda que foi uma decisão sua, pessoal, deixando a equipa feliz com o legado que deixou.
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