A Espanha prepara-se para aprovar o investimento público de 11 mil milhões de euros na produção de chips e semicondutores, como parte do seu plano estratégico para a recuperação e transformação económica do país. O anúncio foi feito pelo Presidente do Governo, Pedro Sánchez, com o objetivo de colocar Espanha na liderança do progresso industrial no contexto da transformação digital, avança o jornal El País.

O investimento, que ainda terá de ser aprovado em Conselho de Ministros, está alinhado com o plano Chips Act da União Europeia, que visa aumentar essa quota e tornar-se num dos líderes no design e fabrico da próxima geração de microchips, destacado em fevereiro. Até 2030, o Chips Act vai oferecer 43 biliões de euros de investimento nas diversas iniciativas de investigação e inovação nos semicondutores.

Pedro Sánchez disse que “os semicondutores são um elemento básico de todos os sectores e adquiriram uma importância geoestratégica mundial de um contexto de transformação digital”, durante a sua intervenção no evento tecnológico Wake Up Spain! O líder do governo diz que a Espanha não vai perder o comboio da tecnologia mais avançada, mas sim o contrário. “O Governo quer que o nosso país se situe na vanguarda do progresso industrial e tecnológico”, reforçando que a estratégia pretende atrair investimentos na indústria dos semicondutores e tecnologias relacionadas, que são chave para a autonomia estratégica da União Europeia.

O anúncio da estratégia carece de mais detalhes, sobretudo se houve algum acordo com algum grande fabricante de chips que estabeleça uma fábrica em Espanha. Dúvida ainda se o investimento dos 11 mil milhões chega do Plano de Recuperação Europeu, se será a fundo perdido ou com contrapartidas.

A Intel confirmou recentemente o investimento de 80 mil milhões de euros em fábricas de semicondutores na Europa. Não revelou planos concretos para a Espanha, mas referiu que ia abrir centros de I&D no país, assim como na Irlanda, Itália e Polónia, além de manter o laboratório de supercomputação em Barcelona.

O jornal apurou com fontes do sector que o investimento anunciado pelo Governo deverá ter como objetivo a produção em Espanha de chips de 25-30 nanómetros, destinado sobretudo à indústria automóvel, eletrodomésticos e produtos de economia de consumo.

O presidente da Associação Industrial de Semicondutores de Espanha demonstrou-se satisfeito com o anúncio do investimento, referindo que este poderá impulsionar a Espanha na indústria dos semicondutores. A associação disse que o Ministério da Indústria terá apresentado mais de 50 propostas para consulta pública, com manifestação de interesse na indústria dos chips.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.