O Ministério da Educação do Japão está a planear colocar nas escolas robots com inteligência artificial (IA) capazes de falar inglês para ajudar as crianças a melhorarem as suas habilidades em comunicação oral na língua.

O Governo japonês vai lançar um teste piloto em 500 escolas a partir de abril de 2019, e, no espaço de dois anos, pretende alargar a iniciativa ao resto do país, noticiou a emissora pública nipónica NHK. O objetivo é haver melhorias no ensino antes do aumento no número de turistas que o país espera ter durante os Jogos Olímpicos em 2020.

Como alternativa à falta de fundos para recrutar professores que leccionem a disciplina, os alunos também vão ter acesso a aplicações de estudo e sessões de conversação online com falantes nativos de inglês.

O Japão é um dos países asiáticos com as piores notas no ranking criado a partir do TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira), bem como tem a pontuação baixa alcançada na prova oral, destacando-se como uma das piores do mundo ao lado de Burkina Faso ou do Congo.

Os dados mais recentes do Índice de Proficiência em Inglês são de 2017 e atribuem ao Japão a 37ª posição numa lista que incluiu um total de 80 países.