Um relatório divulgado pela IDC e referido pela Hewlett-Packard em comunicado de imprensa comprova, a par do lançamento do novo servidor tc2100A para as PMEs baseado em Intel, que aquela fabricante regista o maior crescimento na região da EMEA como fornecedor de servidores com aquela configuração.


Segundo os números provisórios referidos naquele estudo relativamente ao quarto trimestre de 2001, o crescimento das vendas do NetServer da HP atingiu os 18 por cento, em comparação com o período homólogo do ano anterior, ultrapassando o crescimento dos concorrentes do Top 5.


A HP propõe assim duas opções distintas de instalação do tc2100A, de modo a que os clientes possam adaptar o servidor de processador único para ir ao encontro das necessidades do seu ambiente de negócios. O sistema pode ser configurado com um processador de 1,13 GHz Intel Pentium III/512, recorrendo a uma opção por drives de disco rígido SCSI ou IDE. A outra modalidade passa por um processador Intel Celeron de 950 MHz com uma drive de disco rígido IDE.


Para responder às necessidades de expansão das PMEs, o servidor HP tc2100 inclui memória ECC SDRAM registada - expansível até 1.5 GB - em conjunto com quatro slots de expansão abertos PCI I/O. O sistema multi-operativo inclui Microsoft Windows 2000, Linux e Novell Netware.

De acordo com Fernando Marques, BPC Category Manager da HP Portugal, "cada vez há mais e mais pressão sobre as PMEs para que suportem os seus negócios com soluções de TI robustas, que possam ser implementadas e operadas sem esgotar orçamentos e recursos limitados". Nesse sentido, os servidores de gama baixa da HP estão disponíveis com SCSI, um factor tal como o preço que os distingue da concorrência, segundo este fabricante.


A HP pretendeu equipar um servidor, especialmente concebido para pequenos espaços, com soluções vocacionadas para PMEs com menos ferramentas, acesso de front-end, montagem simplificada e CD de instalação.

É possível ainda adquirir em conjunto com este servidor a aplicação opcional de backup da HP, com um botão para disaster recovery e pacotes de suporte que protegem o negócio dos clientes.

Notícias Relacionadas:

2001-09-14 - HP tranfere divisão de chipsets para a Intel

2001-02-05 - Servidores e estações de trabalho sobrevivem à crise dos PCs