Jim Wong, vice-presidente da Acer, frisou em entrevista que a utilização de sistema operativo Linux em computadores de baixo custo é uma estratégia segura para o sucesso deste segmento.



Citado pela PCWorld, o responsável acrescentou ainda que o Linux confere uma experiência mais real pelo que toda a indústria deveria criar uma aliança de suporte ao software de código aberto, integrando-o nos seus equipamentos.



Dando o exemplo, Jim Wong revela que a Acer irá continuar a apoiar Linux, "desenvolvendo-o mais e criando alianças com mais parceiros [...], tentando criar uma comunidade" em torno do software.



Este surge como um apelo a uma alternativa ao Windows, que seja mais económica e possível de inserir em equipamentos destinados a mercados emergentes.



Vários fabricantes já mostraram o seu apoio ao software open-source. Para além da iniciativa One Laptop per Child, que anunciou a disponibilização do XO em duas modalidades, Windows e Linux, também outras empresas responsáveis pela concepção de modelos ultraportáteis incluem os dois sistemas operativos na sua oferta.



A Asus é uma das empresas que se destaca neste mercado ao disponibilizar tanto o Windows XP como Linux no seu modelo de baixo custo, o Eee PC. O mesmo acontece com a Micro-Star International (MSI), fabricante da Formosa, que inclui no seu portfólio dois modelos do mini-laptop Wind, equipados com ambos os sistemas operativos e vendidos por 399 e 499 dólares, com o mais caro a incluir o software da Microsoft.



Esta semana a Acer colocou no mercado o Aspire one, o primeiro ultraportátil da marca. Inicialmente, o equipamento inclui apenas Linux, embora esteja previsto para Julho o lançamento de uma versão com Windows XP.



Notícias Relacionadas:

2008-04-16 - Linux vai dominar próximo bilião de PCs a chegar ao mercado