Está em marcha uma operação mundial que pretende proteger os servidores de falhas de segurança resultantes de proxies e relays desprotegidos e que os spammers podem utilizar para identificar endereços de utilizadores e proceder ao envio de mensagens de correio não solicitado.



A operação Secure Your Server foi montada depois da Comissão Federal de Comércio norte-americana ter identificado mais de um milhão de endereços IP de proxys e relays abertos que permitem o acesso às bases de dados com os registos dos clientes e outros contactos dessas empresas, escreve a PC World.



A federação não divulgou o nome dos servidores afectados, nem os respectivos países de origem. Sabe-se no entanto que aderiram à operação Secure Your Server 36 agências governamentais de 26 diferentes países, o que revela alguma preocupação.



Juntas, estas entidades estão a enviar emails de aviso aos proprietários de servidores onde tenham sido detectados este tipo de problemas, pedindo-lhes que revejam as suas configurações em busca de possíveis falhas e dando-lhes informação sobre formas de reparar as vulnerabilidades e proteger os seus sistemas deste tipo de acesso não autorizado, fonte potencial de vírus.



A organização considera o problema detectado grave e admite que muitas das empresas afectadas não tenham consciência do problema. A mensagem foi redigida em 21 línguas e o seu envio conta com agências de países como o Peru, Reino Unido, Suíça, Finlândia, Japão, Brasil e Dinamarca, entre outras.



Notícias Relacionadas:

2004-01-16 - Ataques de vírus causaram prejuízos de 55 mil milhões de euros em 2003

2003-07-01 - Políticos discutem legislação para impedir desenvolvimento de spam